Vereador Venâncio do Peixe requer melhorias para a estrada vicinal que liga o povoado Fundamento a BR-316.

O plenário da Câmara Municipal de Bacabal aprovou por unanimidade, em sua última sessão ordinária, o Requerimento nº 273/2022, de autoria do vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PDT), no qual o parlamentar solicita ao prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), a imediata melhoria das condições de infraestrutura da estrada vicinal que liga o povoado Fundamento a sede, passando pelo povoado Santa Maria.

Venâncio do Peixe mostra ao prefeito, em sua proposição, que as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado.

Mostra, também, que trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final.

Conclui mostrando que o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições da estrada, em razão do forte período chuvoso, e, que esse o caso da estrada que serve ao povoado Fundamento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem