Lourival Souza: Presidente da SOS VIDA e Reitor do IFMA assinam Acordo de Cooperação Técnica sobre Educação para o Trânsit

Lourival Souza, engenheiro - O presidente da SOS VIDA, Lourival Cunha, e o Reitor do IFMA-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, assinaram dia 27.10.22, no gabinete da Reitoria, em São Luís, um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação em todos dos Campus do IFMA no Maranhão, a educação para o trânsito, com base no Caderno de Apoio Pedagógico da SOS VIDA.

VEJA QUATRO ATITUDES QUE IRRITAM NO TRÂNSITO E PODEM COLOCAR EM RISCO A SEGURANÇA
Uso do celular ao volante
O uso do celular ao volante é a atitude que mais causa incômodo a outros motoristas, mostra o levantamento. Essa opção foi a indicação de 31% das pessoas que responderam ao questionário. Além de causar irritação nos demais, tirar os olhos do trânsito por 2 ou 3 segundos é suficiente para bater no carro da frente, mudar de pista, colidir com um objeto imóvel ou até mesmo atropelar alguém.

Como proceder?
Nesses casos, o correto é, antes de dirigir, colocar o celular no modo silencioso, e não olhar para o celular, nem que seja “só para ver quem está chamando” e retornar as ligações depois de parar. Se estiver aguardando uma ligação importante, procure primeiramente um local seguro para parar.

Motoristas que “costuram” os outros veículos
Em segundo lugar ficou a atitude de costurar no trânsito. Condutores que agem dessa forma estão sendo imprudentes e acidentes podem acontecer em decorrência desse ato.
Como proceder?

O correto ao avistar um veículo costurando no trânsito é procurar ficar longe dele e manter a tranquilidade. Além disso, jamais segui-lo e evitar discussões desnecessárias. Geralmente um condutor imprudente faz pouca ou nenhuma reflexão sobre suas ações, tornando-se altamente irresponsável e inconsequente.
Dirigir devagar na faixa da esquerda

Em terceiro lugar ficou a atitude de dirigir devagar na faixa da esquerda. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vias com faixas de mesmo sentido, as da direita são destinadas aos veículos mais lentos e de maior porte; as faixas da esquerda são utilizadas para ultrapassagens e deslocamento de veículos mais rápidos, devendo todos respeitar os limites de velocidade máxima definido para a via.

Como proceder?
Ainda segundo a especialista, mesmo se o veículo de trás estiver acima da velocidade, é dever do condutor dar passagem ao condutor apressado. “Se um carro se aproxima do seu e pede passagem, não cabe ao condutor da frente decidir a velocidade que o outro deve trafegar, mesmo que este esteja cometendo uma infração por excesso de velocidade. A fiscalização deve ser feita pelo órgão competente, não cabe a nós, condutores que trafegam pela via, julgarmos a conduta do outro motorista”, explica a especialista.

Lembrando também que mesmo que alguém esteja trafegando indevidamente pela faixa da esquerda, não é permitido ultrapassar pela da direita. “O correto é aguardar a liberação da faixa da esquerda”, conclui Pietsak.

Não olhar pelos retrovisores
Muitos acidentes ocorrem por causa de condutores que não têm o hábito de olhar pelos espelhos retrovisores. E essa atitude é muito importante antes de fazer qualquer manobra no trânsito. Por exemplo, não há como mudar de pista, sair de vagas de estacionamento, fazer conversões à direita ou à esquerda, entrar em imóveis, etc, sem verificar atentamente a situação do trânsito à sua volta pelos retrovisores para certificar-se de que é possível realizar a manobra com segurança.

Como proceder?
Usar o retrovisor, assim como o pisca-pisca, pode evitar uma série de acidentes. O condutor precisa sinalizar sua intenção usando a seta e olhar pelo retrovisor para se certificar que o trajeto está livre para então realizar a manobra desejada. Além disso, sempre antes de dirigir o condutor deve ajustar os espelhos e ficar atento aos pontos cegos do veículo. Fonte: www.portaldotransito.com.br (Trecho do artigo de Mariana Czerwonka)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei n. 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem