Barroso diz que ninguém deve desperdiçar a oportunidade de votar

Segundo ele, quem não vota está deixando que outras pessoas decidam pela sua vida.
Portal STF - O ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), votou em Brasília (DF) neste domingo (30) e, ao deixar a seção eleitoral, fez um apelo ao eleitor para que compareça às urnas. “O Brasil é a quarta maior democracia do mundo, temos mais de 150 milhões de eleitores, e essa é uma oportunidade que ninguém deve desperdiçar. Quem não vota está deixando que outras pessoas decidam pela sua vida”.

Para ele, nesse ambiente democrático, não há espaço para derrotados não aceitarem o resultado das urnas. “O Brasil vive há 34 anos com estabilidade institucional, e nunca considero hipóteses que não sejam as previstas na Constituição”, salientou.

Segundo o ministro, o país já percorreu “todos os ciclos do atraso”, e nenhum setor ou segmento responsável da sociedade brasileira deseja a volta à ditadura ou qualquer ruptura institucional. “Ganhe quem ganhar, o resultado será respeitado. É assim que se faz nas democracias, é assim que se vive a vida civilizada”, afirmou.

Para Barroso, quem vencer deverá assumir o compromisso de unificar o país, acabando com a divisão que se estabeleceu, ainda que existam pontos de vista diferentes. Segundo ele, há consensos mínimos que podem ser extraídos da Constituição e que apontam para a necessidade, por exemplo, de um pacto nacional pela educação básica. “Nada é mais importante para a vida de um país”, disse.

O vice-presidente do STF assinalou que, embora não integre mais o TSE, está acompanhando, por meio do ministro Alexandre de Moraes, as notícias sobre as eleições deste domingo, especialmente quanto ao oferecimento de transporte gratuito aos eleitores, cujo descumprimento caracteriza crime eleitoral. O ministro preferiu não comentar com profundidade o episódio envolvendo a deputada federal Carla Zambelli, afirmando apenas que os fatos devem ser apurados pelas instâncias próprias para gerar as responsabilizações eventualmente devidas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem