Lourival Cunha Souza: Entidades médicas unem forças e lançam Aliança Brasileira pela Saúde e Segurança no Trânsito

Lourival Cunha Souza, engenheiro - Em um esforço conjunto inédito para combater a crescente violência no trânsito brasileiro, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) lançaram nesta quinta-feira (16), em Brasília, a Aliança Brasileira pela Saúde e Segurança no Trânsito (ABSAT).

A iniciativa, que reúne líderes de diversas entidades, tem como objetivo promover ações de prevenção em consonância a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 50% o número de mortes e lesões graves no trânsito até 2030. Fonte: abramet.com.br

PROGRAMA GLOBAL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO CONCLUI SEGUNDA EDIÇÃO NO BRASIL E ALCANÇA MAIS DE 4 MIL ALUNOS
O programa tem como objetivo conscientizar os jovens sobre comportamentos seguros e os riscos relacionados a acidentes de trânsito.

O Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, o VIA, encerra sua segunda edição consecutiva no Brasil na semana que marcou o Dia Mundial das Vítimas do Trânsito. O projeto atendeu 4.097 estudantes do 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de mais de 20 escolas da rede pública.

O programa de educação no trânsito tem como objetivo conscientizar os jovens sobre comportamentos seguros e os riscos relacionados a acidentes de trânsito. Ao todo, sete cidades foram contempladas: Vitória, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, São Paulo, Guarulhos e São José dos Campos.

Desde 2019, quando começou, o VIA esteve em 25 países e mais de 100 mil alunos já participaram, globalmente, da iniciativa.

Em dois anos de implantação no país, o programa já atendeu cerca de 15 mil crianças e adolescentes de dez cidades brasileiras. No Brasil, o VIA é idealizado pela empresa TotalEnergies com o apoio da ONG Junior Achievement.

As estatísticas evidenciam a importância de iniciativas que incentivem a segurança no trânsito. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que o Brasil é, atualmente, o terceiro país com mais mortes causadas por acidentes de trânsito no mundo. Além disso, os jovens com até 19 anos são os mais impactados. Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, entre 2011 a 2020, foram contabilizadas 38.656 mortes de crianças e adolescentes por acidentes de trânsito. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

§ 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem