‘Diário da Manhã’ - Florêncio Neto destaca ações da classe política em favor dos atingidos pelas enchentes no Maranhão

Segundo o parlamentar, o Maranhão está tendo um dos invernos mais rigorosos dos últimos 10 anos, e só em Bacabal já existem mais de duas mil famílias desabrigadas.
Deputado Florêncio Neto lembrou, no programa, as ações de solidariedade praticadas pela Assembleia/Biaman Prado
Agência Assembleia - O deputado Florêncio Neto (PSB) destacou, nesta terça-feira (18), durante entrevista ao vivo ao programa ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia, o trabalho de união dos governos em nível municipal, estadual e federal e da classe política em favor das famílias atingidas pelas enchentes no Maranhão.

“O momento é de focar na solidariedade. Precisamos acudir as famílias que estão sofrendo por conta das enchentes. Neste momento, todos os entes federativos estão unidos nesse sentido. Inclusive, em Bacabal, já tivemos a visita do presidente Lula (PT) e do governador Carlos Brandão (PSB), que sobrevoaram as áreas alagadas e visitaram as famílias desalojadas e desabrigadas”, ressaltou.

Famílias atingidas
Segundo o parlamentar, o Maranhão está tendo um dos invernos mais rigorosos dos últimos 10 anos. Ele disse que só na cidade de Bacabal já existem mais de duas mil famílias desabrigadas.

“Já temos mais de 67 municípios enfrentando problemas com as enchentes e, ao todo, já são mais de 35 mil famílias desalojadas e desabrigadas no Maranhão. É preciso que se entenda que famílias desalojadas são aquelas que ficam em casas de parentes e que não recebem ajuda governamental. Já as desabrigadas são acolhidas em prédios públicos e recebem ajuda dos governos para se manterem”, salientou.

Solidariedade
Em relação às medidas adotadas pelo Estado, o deputado destacou a decisão do governador Carlos Brandão em liberar o Restaurante Popular para atender às famílias desabrigadas com o fornecimento do almoço e janta. “Essa é uma medida fundamental, pois já garante duas refeições para essas famílias e ajuda a atenuar o sofrimento pelo qual estão passando”, acentuou.

Prevenção
Indagado sobre o que fazer para evitar que volte acontecer o problema das enchentes, o deputado afirmou ser um caso muito complexo, pois envolve questões subjetivas das famílias que moram em áreas de risco, mas que está sendo debatido em todas as esferas de governo, inclusive com a bancada do Maranhão no Congresso Nacional.

“Em nível federal, já existe a decisão de se priorizar as famílias atingidas pelas enchentes na aquisição de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. Em nível estadual, discute-se a possibilidade de se aumentar a capacidade da Barragem do Rio Flores, para se buscar frear a força da água. Mas, repito, é uma questão muito complexa”, assinalou.

Florêncio Neto citou o caso ocorrido em Bacabal, em governos passados, quando se transferiu as famílias desabrigadas para uma área que recebeu o nome de Nova Tresidela, hoje chamada de Vila Coelho Dias. “Com o passar do tempo, as famílias transferidas voltaram a morar nas áreas de risco. Então, como disse, a solução do problema é de muita complexidade. Mas, sem dúvida, que temos que planejar e buscar ações que evitem o problema se repetir”, complementou.

Ações afirmativas
Em suas considerações finais, Florêncio Neto lembrou as ações de solidariedade praticadas pela Assembleia para com o Hospital Aldenora Bello, que atende aos doentes de câncer, e ao Hospital Macrorregional de Imperatriz, que atende a fila por cirurgias ortopédicas. “Em parceria com o Governo do Estado, destinamos recursos para que essas unidades de saúde possam melhor atender suas demandas. São atitudes como essas que a população espera da classe política”, frisou.

“Destinei meu salário de deputado do mês de março em favor das famílias desalojadas e desabrigadas de Bacabal. O momento exige solidariedade de todos para atenuar o sofrimento dessas famílias”, assinalou.

Por fim, o deputado reafirmou seu compromisso de realizar um mandato com muita presença junto à população e sempre procurando conscientizar as pessoas quanto à importância do Parlamento na sociedade. “Quero fazer do meu mandato um instrumento de transformação na vida das pessoas. Precisamos levar boas práticas às pessoas. Levo isto muito a sério porque não quero ter minha ‘orelha puxada’”, finalizou.

O programa “Diário da Manhã” faz parte da nova programação da Rádio Assembleia (96,9 FM) e é veiculado de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 9h30. A apresentação é do jornalista Ronald Segundo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem