Lourival Cunha Souza: Educação Para o Trânsito - SOS Vida e IFMA avançam nas discussões para a implementação de acordo de cooperação técnica

Lourival Cunha Souza, engenheiro - A SOS VIDA e o IFMA realizaram 15/03/23, mais uma importante reunião para definir as primeiras ações de implementação do acordo de cooperação técnica assinado entre as duas organizações sobre educação para o trânsito em outubro/2022.

Estavam presentes: os pró-reitores Maron (de ensino), Carlos Alexandre (Extensão), os servidores Fernando Lima, Arcenildo e Artur, todos representando o IFMA; Lourival Cunha e Evaristo, ambos pela SOS VIDA e o pedagogo Luís Câmara, da SEDUC, especialista nos temas socioeducacionais.

A FROTA DE VEÍCULOS DO MARANHÃO JÁ ULTRAPASSOU 2 MILHÕES: ESTATÍSTICAS DE DEZEMBRO DE 2022

LOCAL

TOTAL

AUTOMÓVEIS

MOTOCICLETAS E MOTONETAS

BRASIL

115.116.532

60.459.290

31.119.346(27,03%)

MARANHÃO

2.031.236

518.149

1.198.188(59,98%)

SÃO LUÍS

454.238

219.504

138.925(30,58%)

BACABAL

46.668

7.883

32.924(70,55%)

Fonte: SENATRAN - Secretaria Nacional de Trânsito

EXISTE UM LIMITE DE IDADE PARA DIRIGIR? VEJA O QUE DIZ O CTB
Conforme o CTB não há uma idade determinada para o condutor parar de dirigir.
De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, 25% da população brasileira terá 60 anos ou mais, percentual que será maior do que a população de crianças (pouco mais de 14% para o ano citado). Com esse dado evoluindo nas últimas décadas, uma pergunta costuma ser frequente conforme a idade vai aumentando: existe um limite de idade para dirigir?

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há uma idade determinada para o condutor largar o volante. Essa decisão pode partir do próprio idoso, se perceber limitações que o impeçam de dirigir e também do perito do Detran durante o exame de aptidão física e mental no ato da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No entanto, essa decisão, geralmente, vem carregada de sentimentos, perdas e reflexões. Isso porque dirigir, para muitos, significa independência. E perdê-la não é fácil, ainda mais para alguém que sempre foi muito ativo.

Mobilidade e desafios
Para Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, há muitos esforços para garantir mínimas e boas condições para quem vive muito tempo. Como, por exemplo, privilégio em filas, no trânsito e em atendimentos diferenciados. “Mesmo assim, especialmente no caso do trânsito e em diversos aspectos específicos da mobilidade estar idoso é complicado”, argumenta.

Quando é a hora de parar?
Como vimos anteriormente, a legislação não impõe limites em função da idade. No entanto, conforme Mariano, tudo o que se espera dos condutores é bom senso.

É nessa hora, de acordo com o especialista, que os familiares devem atuar. “Nem sempre apesar de amar seus idosos o familiar consegue tocar no assunto, por considerá-lo delicado.

Ele diz que o melhor, nesses casos, é pensar na segurança de todos e do próprio idoso. “É preciso coragem. Se você está no papel daquele que vivencia o desafio de ver pais, avós ou idosos queridos próximos gerando riscos no trânsito para si e para os outros haja o quanto antes. Isso é ser responsável, é ser preventivo”, conclui. Fonte: portaldotransito.com.br(trecho do artigo de Mariana Czerwonka).

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem