Lourival Cunha Souza: Volta às aulas - dicas para transitar perto de escolas

Lourival Cunha Souza, engenheiro - Com o retorno das aulas, voltam, também, os congestionamentos, as preocupações e até os acidentes nas ruas das grandes cidades.

As aulas voltaram essa semana em boa parte das escolas do país. Com elas voltam, também, os congestionamentos, as preocupações e até os acidentes nas ruas das grandes cidades. Conforme dados do Ministério da Saúde, em 2020 (último dado consolidado disponível), mais de 6 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos morreram em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil. De acordo com especialistas, boa parte dessas mortes -que poderiam ser evitadas- acontecem perto de escolas.
Para diminuir um pouco esses riscos, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) elencou algumas atitudes que podem fazer a diferença no dia a dia dos pais, alunos e até do condutor de quem nem está inserido nesse ciclo escolar, mas acaba sofrendo com o alto fluxo dessas áreas.

Combinar o local de embarque/desembarque
O ideal é sempre deixar combinado com antecedência o local para o embarque e desembarque do aluno, se não houver uma área definida para isso.
Escolher locais mais vazios como antes ou depois do portão ou ruas transversais

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, se a criança for maior e já tiver uma boa percepção de riscos, é possível combinar algum local próximo a escola para o embarque e desembarque do aluno. “Prefira sempre locais em que há uma certa movimentação de outros pedestres, mas menos intensa de veículos e que a criança não precise atravessar ruas para chegar à escola”, orienta.

Embarque/desembarque sempre pela calçada. Nunca pela rua.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o embarque e desembarque de qualquer ocupante do veículo deve ser feito pela calçada e nunca pelo lado da rua. Quando o passageiro é uma criança, o cuidado deve ser redobrado. “Descer pelo lado da calçada diminui, obviamente, o risco de ocorrências com outros veículos”, explica Pietsak.

Diminua a velocidade perto das escolas e evite acidentes
Todo condutor que trafega pelas ruas das grandes cidades sabe que deve diminuir a velocidade perto de escolas ou onde haja grande movimentação de pedestres. “Se puder evitar passar em torno dessas áreas nos horários de entrada e saída de escolares, é melhor ainda”, garante a especialista.
Outras dicas

Além das dicas da Senatran, Pietsak lembra, ainda, de uma situação que está se tornando cada vez mais comum, principalmente em relação aos adolescentes.

“O uso de fones de ouvido tem uma forte associação com a desatenção. Na rua, a criança precisa estar concentrada naquela atividade de deslocamento e não pode simplesmente ignorar tudo ao redor, como, por exemplo, carros, motos e até mesmo bicicletas”, alerta.

Outra orientação da especialista é quanto ao exemplo dos pais. “Não é a toa que se fala tanto que um exemplo vale mais do que mil palavras. Os pais devem fazer sempre o correto para que seus filhos repitam o comportamento mais tarde”, conclui Pietsak. Fonte: portaldotransito.com.br (trecho do artigo de Mariana Czerwonka)

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem