Censo Demográfico 2022 contabiliza 104 mil 352 habitantes em Bacabal

Assecom Bacabal - Foi realizada hoje, dia 07 de fevereiro, no auditório da prefeitura de Bacabal, a terceira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022. Coordenada pelo IBGE, a reunião contou com a presença do prefeito Edvan Brandão (PDT), da vice-prefeita Gaciete Trabulsi (MDB), dos vereadores Melquiades Neto (MDB) - presidente da Câmara, Alberto Sobrinho (PSC) e Reginaldo do Posto (PDT). Além desses, compuseram a mesa a secretária de Educação Rosilda Alves e o Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Bacabal, Capitão David Harrison.

A palestra de apresentação dos relatórios finais do Censo Demográfico 2022 foi proferida pelo coordenador João Ricardo, que inicialmente falou sobre os recursos e tecnologias inovadoras que garantiram a qualidade da cobertura do Censo. Em seguida, mostrou dados relevantes como o comparativo entre o último Censo realizado em 2010 em que a cidade de Bacabal totalizava 100.014 habitantes. Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fez a divulgação ainda caráter preliminar - em razão do prazo dos resultados definitivos estarem previstos para o mês de abril , de uma população de 104.352 habitantes.


Foi revelado ainda que em 2010 o IBGE recenseou no Município 29.047 domicílios. Já em 2022, foram 38.949. Um trabalho que exigiu do time de recenseadores muita dedicação e presteza. O coordenador destacou o papel da prefeitura nesta apuração. “A prefeitura de Bacabal sempre foi muito parceira aqui do IBGE. Sempre trabalhou conjuntamente e isso foi essencial para que o censo de Bacabal fosse um sucesso”, disse João Ricardo. Contudo, apesar dos esforços, ainda ficaram 2.339 domicílios sem entrevistas por motivo de ausência ou recusa dos moradores de responderem ao questionário.

“O objetivo principal desta terceira reunião é encerrar os trabalhos. Mostrar o que foi feito, como foi feito e prestar contas do serviço do censo realizado aqui no município de Bacabal. Além de mostrar alguns números como os dados dos domicílios, dados da população, para que os gestores e a sociedade tenham conhecimento daquilo que o IBGE apurou nessa jornada censitária”, afirmou o coordenador.

O prefeito Edvan Brandão lembrou também da parceria da prefeitura onde mobilizou servidores da saúde e da educação, para ajudar os agentes censitários a coletarem as entrevistas. “E onde fomos solicitados tentamos atender da melhor forma para garantir que o serviço do IBGE pudesse acontecer da melhor forma possível. Acredito que foi uma parceria importante e dessa forma a prefeitura de Bacabal tem feito sua parte e todo nosso esforço é com o objetivo manter nossa cidade dentre as mais importantes do Estado do Maranhão”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem