Lourival Souza: Mobilidade urbana, grandes tendências mundiais são aplicáveis à realidade brasileira?

Especialista explica como aplicar as grandes tendências mundiais de mobilidade urbana à realidade brasileira. Leia!
Lourival Cunha Souza, engenheiro - Quando pensamos, falamos ou ouvimos falar sobre grandes tendências de mobilidade, é comum pensarmos ou nos referirmos a cidades como Paris, Amsterdam ou Nova Iorque. Mas, por que o Brasil não entra nessa lista ao pensarmos em cidades e países inteligentes?

De acordo com Pedro Somma, CSO da MaaS Global, embora sejam realidades distintas, grande parte das dores vividas pelas pessoas na mobilidade é igual em qualquer lugar do planeta.

“São Paulo é uma metrópole enorme, com um ecossistema de mobilidade imenso e complexo. Para movimentar sua população de mais de 11 milhões de pessoas, diariamente, saem das garagens 14 mil ônibus, além de diversos metrôs, trens e automóveis. Em toda essa complexidade, é quase impossível esperar que tudo saia como planejado pela gestão pública. Daí a necessidade de manter o usuário atualizado do que ocorre em sua rota, dor de onde nasceu a Quicko, em 2018”, evidencia.

Somma ressalta que, assim como os brasileiros, é possível que os londrinos também tenham que lidar com o mesmo desafio. “Não à toa. Após a abertura dos dados de mobilidade pela TFL – Transport for London, foram desenvolvidas mais de 400 aplicações para apoiar a população da cidade”, ilustra.

De acordo com ele, o conceito de Mobility as a Service (MaaS) nasceu em Helsinki, capital e maior cidade da Finlândia, com 1,5 milhões de moradores na sua região metropolitana – menos pessoas que na zona leste da cidade de São Paulo. No entanto, mesmo em um ambiente bem menos populoso do que o visto em solos brasileiros, o aplicativo Whim foi pioneiro mundialmente em vender planos mensais de mobilidade, com diversos meios de transporte incluídos. “Por lá, já é possível adquirir créditos para transporte público, bicicletas compartilhadas e táxi em um só pacote. O aplicativo também é usado como chave para validar o pagamento, eliminando a necessidade de um cartão físico”, acrescenta.
Troca de experiências

O executivo da MaaS Global também enfatiza que há muitos desafios compartilhados entre brasileiros, finlandeses, ingleses e outros tantos quando se fala em mobilidade, tornando a busca por novas tecnologias, soluções e aprendizados algo internacional. Por isso, há alguns meses anunciamos que MaaS Global, empresa que desenvolveu e lançou o aplicativo Whim, e a Quicko seriam uma só. Vamos trabalhar conjuntamente para melhorar a mobilidade ao redor do mundo. Desde então, tivemos oportunidades importantes de troca e aprendizados sobre soluções aplicadas em São Paulo e Salvador, algumas das cidades onde a Quicko opera. Além disso, também aquelas que têm tornado mais conveniente a vida dos cidadãos de Helsinki, da Antuérpia e da Suíça”, frisa.

Somma reforça que desde 2015 a plataforma da Whim reúne conhecimento e tecnologia desenvolvida que, adaptados à realidade brasileira, poderão tornar a vida de milhões de pessoas melhor. Fonte: portaldotransito.com.br (trechos do artigo de Pauline Machado)

EDUCAÇÃO EM FAIXA DE PEDESTRE: A SOS VIDA JÁ REALIZOU 141 AÇÕES EDUCATIVAS
A SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO realizou dia 27.07.22 a 141ª ação educativa em faixa de pedestre. O local da ação foi na faixa da Av. Senador Vitorino Freire, em frente as escadarias do CEPRAMA em São Luís. Como de costume foram dadas orientações verbais aos pedestres e ciclistas; distribuídos panfletos e exibidas faixas com o lema da campanha: a vida passa pela faixa de pedestre.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem