Câmara de Bacabal concede Medalha Brasilino Miranda a Gercina Chaves Costa Ibiapina

Wanderson Ricardo - A iniciativa foi do vereador Venâncio do Peixe (PDT), que através do Requerimento nº 98/2022, obteve a aprovação do Plenário da Casa para entrega da Outorga, que se constitui na segunda maior Honraria do Município, depois do Título de Cidadão Bacabalense. Gercina Chaves Costa Ibiapina (Dona Gercina), recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Brasilino Miranda, durante a sessão ordinária de hoje, 22 de junho, ao lado de familiares.


Os filhos Janae Ibiapina e Jerry Ibiapina subiram na Tribuna para agradecer pela homenagem e destacaram a importância do momento para toda família. “Agradeço ao meu amigo vereador Venâncio do Peixe, a todos vocês vereadores, porque vocês tornaram a minha vida diferente a partir de hoje. Com o exemplo de humildade, de honra, de esperança porque não hesitaram em aprovar esse Projeto e fica aqui a minha admiração por cada um de vocês. Vocês, a partir de hoje, são pessoas inesquecíveis na minha vida”, disse o professor Jerry.


Em poucas palavras a homenageada também expressou sua gratidão. “Vim pra cá muito cedo e aqui fiz morada, aqui fiz tudo e aqui consegui minha família e continuando a trabalhar sempre aqui em Bacabal. E eu digo muito obrigado, agradeço a vocês todos, pela boa presença de vocês”.

O vereador Venâncio do Peixe fez um pronunciamento emocionado ao relacionar a história de vida da Dona Gercina, com a de sua mãe já falecida. Ambas foram mulheres trabalhadoras, ribeirinhas e aguerridas em prol do cuidado com os filhos. “Então meus amigos, a medalha vai ser pra mãe de vocês, mas, a honraria também é minha porque vejo na Dona Gercina a mesma determinação e coragem que teve minha mãe naqueles tempos difíceis e que batalhou por nós e por toda nossa família”.


O presidente da Casa, Manuel da Concórdia (PDT), também expressou suas palavras de apoio a proposição. “Uma família muito respeitosa em Bacabal que merece os nossos aplausos e sem dúvidas essa matriarca, essa mulher guerreira merece todo nosso respeito e reconhecimento”, afirmou.


Sobre a Dona Gercina
Gercina Chaves Costa Ibiapina, Dona Gercina, nasceu em 21/12/1932, no jaburu, zona rural de Grajaú. Quinta filha de uma família de seis irmãos, Maria, Luzia, Cândido, Antônio e Beatriz, filhos do casal João e Carmosina.

Aos 17 anos mudaram-se, de canoa, numa saga de 10 dias a remo, em duas embarcações descendo o Rio Mearim, para o povoado Lapela, hoje zona rural de Lago Açu. Por lá moraram três anos, onde viviam da pesca e da quebra de coco. Já com 20 anos de idade, mudaram-se para Bacabal, em viagem em uma lancha chamada ONDINA. Aqui, em 1952, estabeleceram-se na Tresidela, onde conseguiu seu primeiro emprego na calçadeira MATOS IRMÃOS, de propriedade do senhor Ângelo de Matos, família essa muito boa para ela, segundo a mesma.

Aos 23 anos conheceu Francisco Manuel Ibiapina, um piauiense que por aqui residia, com quem se casou.

Moraram em Caxias por três anos. De lá para foram para Vargem Grande e, de volta para Bacabal, em 1958, compraram, na Rua Teixeira de Freitas, um terreno do Sr. Alagoano, e lá foram construindo aos poucos e fixaram moradia. Seu Francisco, com o ofício de magarefe e Dona Gercina fazendo linguiça e vendendo confecção, que comprava no Ceará.

Formaram uma família de oito filhos: Manassés (filho sobrinho), engenheiro; Jairo, funcionário do Armazém Paraíba; Jordan, policial já aposentado e hoje advogado; Soraia, odontóloga; Janae, hoje comerciante e, o professor Jerry, além de filhas de criação, Fátima e Rute.

Dona Gercina é uma mulher forte e sábia, que aos 89 anos, serva de Deus, ainda produz frutos de vigor, plenitude, bons exemplos, conselhos e muito amor aos filhos, familiares e amigos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem