Auditor federal palestra sobre ética e integridade para órgãos da Rede de Controle

TRE-MA foi a instituição organizadora do evento
Portal TRE - O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em parceria com os demais órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública do Estado, realizou nesta quarta, 22 de junho, palestra sobre a ética e a integridade nas organizações.

A palestra foi proferida pelo auditor federal Jackson Luiz Araújo Souza, atualmente secretário de Controle Externo do TCU em Sergipe. O evento está disponível na íntegra no canal do TRE-MA no Youtube.

Além do Eleitoral, fazem parte da Rede de Controle o Ministério Público do Estado do Maranhão, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, a Secretaria de Estado da Transparência e Controle, a Controladoria-geral do município de São Luís, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria-geral da União, entre outros.

Ao abrir o evento, a presidente do TRE-MA, desembargadora Angela Salazar, falou da importância do tema que é atraente e por demais significativo para o atual contexto de mudanças que o poder judiciário brasileiro tem passado, principalmente a justiça eleitoral.

Para ela, as gestoras e os gestores públicos ou privados devem estar balizados em princípios e/ou valores na missão de conduzir as organizações para as quais prestam serviços, garantindo assim a lisura das organizações e à consecução de subsídios para as tomadas de decisões.

“Ética e integridade são princípios fundamentais norteadores das atividades de uma organização, tanto nas relações internas quanto externas que, aliados à transparência, à responsabilidade, à confiança e ao respeito constituem valores sustentáveis de uma organização pública ou privada” pontuou.

A presidente finalizou ressaltando que o Regional desenvolve ações voltadas ao fortalecimento de uma cultura ética e íntegra junto aos gestores, às gestoras e demais integrantes de suas unidades de trabalho.

O auditor federal Jackson Luiz Araújo Souza agradeceu o TRE-MA pela oportunidade e evidenciou o trabalho da Rede de Controle – que é uma referência no que tange à trabalho em rede – pelos vários exemplos de capacidade de articulação que este centro e seus membros possuem.

Na sua exposição, Jackson abordou a importância da criação de uma cultura da ética e da integridade nas organizações públicas como forma de prevenção à corrupção. “O foco é trazer o tema da ética nas organizações para pautar as discussões e a condução do dia-dia das organizações públicas brasileiras. É bater na tecla da importância de uma cultura organizacional, que privilegia a ética nas suas relações tanto com seu público interno quanto com as relações que interagem com a sociedade. A ideia é que a ética se constitua num verdadeiro ‘escudo protetor’ contra a corrupção”.

Ao final, reforçou sobre a importância da comissão de ética e da boa escolha de seus membros, pois o código precisa ser um instrumento vivo nas organizações. “Existe a necessidade de termos a prática dos princípios, valores, deveres e vedações de um código de ética, além de familiarizar o servidor e criar campanhas para manter vivo o que se pretende com o código”, pontuou o palestrante.

Participaram do evento membros da Corte, magistrados (as), juízes (as), servidores (as), terceirizados do Regional, além de participantes de outros estados.

Sobre o palestrante
Jackson Luiz Araújo Souza é auditor federal, atualmente secretário de Controle Externo do TCU em Sergipe, onde também já funcionou como diretor-técnico e assessor. Graduado em Administração e Direito, é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal de Sergipe.

Palestrante em eventos do TCU, também atuou como instrutor do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU) em Curso de Formação de Analistas do TCU. É tutor e conteudista de cursos à distância promovidos pelo ISC, nas áreas de licitações e contratos, controles na administração pública, convênios e gestão da ética. Também é coordenador do Fórum de Combate à Corrupção de Sergipe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem