Prefeitura de Bacabal realiza caminhada pela conscientização do autismo

Assecom Bacabal, Wanderson Ricardo e Melquisedeque MoraisNa tarde de quarta-feira, 27 de abril, a prefeitura de Bacabal, através das secretarias de educação e saúde, mobilizou a sociedade bacabalense para um assunto bastante comum dentro dos setores da administração pública e, ainda pouco debatido na sociedade em geral, que é o transtorno do espectro do autista. A caminhada que faz alusão ao mês de conscientização do autismo, é um marco na luta das pessoas autistas e seus familiares por respeito, inclusão e compreensão.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. A criança com autismo apresenta dificuldades de comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação, o que influencia em suas relações sociais ou afetivas.

A professora Fabiana Lago, disse que “é uma caminhada de sensibilização para que as pessoas possam entender que a criança com autismo têm dificuldades e algumas limitações, mas, que ela pode estar onde ela queira estar. Pode aprender no tempo dela e como ela consegue aprender. Então isso é muito importante e as pessoas precisam entender realmente o que é o autismo”.

Profissionais da educação que lidam diariamente com alunos autistas foram presença marcante na caminhada, que também fortalece as políticas públicas e de ensino para esses estudantes. “Temos hoje aqui a representação de várias secretarias que compõem a gestão municipal, a gestão do prefeito Edvan Brandão e, juntamente com membros da sociedade civil, porque entendemos ser um assunto importante de ser lembrado de ser tratado e ser respeitado. Dessa forma, dentro da Semed temos nos dedicado com muita atenção e amor por esses alunos com profissionais devidamente capacitados”, afirmou a secretária de educação de Bacabal, Rosilda Alves.



O secretário de saúde James Soares lembrou que foi implantado na gestão do prefeito Edvan Brandão o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), que oferece atendimento para o desenvolvimento social e profissional do autista. “É importante que a nossa população comece a saber mais sobre o assunto, que as pessoas consigam definir o transtorno do espectro do autista e com ações como essa, a gente vai quebrando preconceitos, vamos mostrando como os órgãos de saúde e educação por exemplo, já trata essa questão com muita seriedade e respeito. Na saúde temos aqui na gestão do prefeito Edvan Brandão que implantou o CAPSi um local de acompanhamento para ajudar essas crianças e assim, vamos seguindo levando a bandeira do apoio, da inserção social e o respeito”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem