Lourival Souza: SOS Vida e Colégio 2 de Julho do Corpo de Bombeiros tratam sobre educação para o trânsito

Lourival Souza, engenheiro - O Presidente da SOS VIDA, Lourival Cunha, reuniu-se com a Diretora Geral do Colégio 2 de Julho do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Major Lydia Bruna, em São Luís, no dia 21.12.21, para tratarem sobre a educação para o trânsito com base no Caderno de Apoio Pedagógico da SOS VIDA.
Ficou acertado inicialmente que no dia 20.01.22, durante a semana pedagógica do referido estabelecimento de ensino, a SOS VIDA fará uma explanação para a Coordenação de Ensino e os professores sobre a questão.

USO DO CELULAR NO TRÂNSITO É TEMA DE NOVA CAMPANHA DO DETRAN-DF
Preocupado com a quantidade de flagrantes de uso do celular por condutores enquanto dirigem, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou, no mês de dezembro, uma nova campanha educativa na mídia para sensibilizar a população sobre os riscos que esta prática traz à segurança do tráfego.

“Sabemos que o celular está muito presente no nosso dia a dia e que o seu uso se tornou, muitas vezes, imprescindível para a realização da maioria das atividades diárias, sendo responsável pela comunicação com a família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. No entanto, não podemos descuidar da nossa responsabilidade com a vida no trânsito. E é este o foco da nossa campanha: que todos tenhamos consciência dos riscos a que estamos submetidos ou submetemos outras pessoas ao utilizarmos o celular na direção de um veículo”, enfatiza o diretor-geral do Detran/DF, Zélio Maia.
Campanha

As peças publicitárias educativas foram baseadas no seguinte slogan: “Usar o celular enquanto dirige tira a atenção e pode tirar a vida de alguém. Inclusive a sua. No Trânsito, quem dá atenção ao celular, não dá atenção à vida.” A campanha será veiculada em Rádio, TV, mídias digitais – como sites, redes sociais e painéis eletrônicos em elevadores, supermercados, shoppings e outros pontos de grande concentração de pessoas. A expectativa é que a mensagem atinja pessoas de todas as idades e em todas as regiões do Distrito Federal.

Estudo da Abramet
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o telefone celular é responsável por quase 50% das atividades que resultam em Falha de Atenção ao Conduzir (FAC) – uma qualificação técnica para o desvio da atenção do motorista.

A Diretriz, divulgada pela instituição em julho deste ano, ainda traz algumas constatações, como o fato de que o condutor que digita uma mensagem de texto chega a ficar, em média 4,5 segundos sem prestar atenção na via e, dependendo da velocidade, poderá percorrer até 100m absolutamente desatento – tempo e distâncias suficientes para atropelar pedestres, ciclistas e colidir com outros veículos.

O estudo também aponta que enviar mensagens pelo WhatsApp, conduzindo um veículo à 80 km/h, equivale a estar dirigindo com os olhos vendados por um percurso das dimensões de um campo de futebol oficialFonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.
Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - do Código de Trânsito Brasileiro.
Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.

FELIZ 2022
A SOS VIDA deseja a todos os brasileiros e brasileiros, em especial aos maranhenses, um ano de 2022 com menos violência no trânsito e que muitas vidas sejam salvas. Para tanto, reafirma sua determinação em continuar na luta pela PAZ NO TRÂNSITO.
Que Deus nos ilumine, sempre.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem