Secretaria de meio ambiente capacita agentes jovens ambientais.

Assecom Bacabal, Wanderson Ricardo - Aconteceu na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, no auditório da secretaria municipal de educação (Semed) mais um evento do programa agente jovem ambiental em Bacabal. Desta vez a capacitação e mediação de oficinas foram coordenadas pelo professor de ciências biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Ricardo Oliveira, que trabalhou sobre o tema Logística Reversa: Prática, preservação e controle dos metais.
Também participaram do evento o secretário municipal de meio ambiente, Walber Neto, e o diretor de desenvolvimento sustentável, Francisco Fontenele.
“Essa oficina do projeto em parceria com a UEMA, vem na realidade ampliar a parte prática que eles vão realizar na oficina. Porque eles já têm conhecimento, mais precisa na prática saber para onde destinar o material e cobrar das empresas responsáveis os destinos corretos aos resíduos”, afirmou Fontenele.
Na prática a logística reversa é realizada por meio de sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos – seja o próprio produto já sem uso, sejam suas embalagens descartadas. O professor Ricardo disse: “O nosso foco é trabalhar a logística reversa. Nós sabemos que existe muito trabalho voltado aí pra gente desenvolver em ações ecologicamente corretas, como a redução de lixo. A gente vem criando essa parceria salutar, no sentido de agregar juntamente com os agentes jovens ambientais um trabalho mais efetivo nesse sentido de trabalhar com os catadores e com as pessoas que compram e vendem metais para que a gente possa dar um verdadeiro destino correto para esse resíduo”.
A AJA Mayana Kleyslla, acredita no poder da mudança e nos benefícios reais que podem ser atingidos por meio das ações debatidas no encontro. “No sentido de melhorar a qualidade de vida da população de Bacabal como um todo no sentido que nós conseguimos enxergar todas as pessoas que estão sendo atingidas por esse projeto. Os catadores, as cooperativas, as empresas. Então nós temos um olhar holístico de todo nosso manejo em relação a esse projeto".
Para o secretário de meio ambiente Walber Neto, a parceria entre a Universidade e os Agentes Jovens Ambientais, resultará em bons frutos. “Essa é uma determinação do prefeito Edvan Brandão que trabalhemos sempre em parcerias. Já temos a parceria com o governo do Estado para os jovens ambientais, temos através da UEMA com o professor Ricardo uma nova parceria, com uma nova perspectiva da secretaria de meio ambiente para o ano vindouro que é trabalhar a Educação Ambiental ainda mais a questão da coleta de resíduos sólidos”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem