Lei Aldir Blanc: contrapartida da Tenda São Jorge, resulta em oficina e sessão batida de umbanda.


Assecom Bacabal, com fotos e redação de Wanderson Ricardo - Fundada em 1985 a Tenda de Umbanda São Jorge, localizada no bairro Vila Pedro Brito, realizou na quinta-feira, 23, uma oficina sobre a umbanda com sessão batida. O evento é uma ação do grupo que integra as atividades de contrapartida da Lei Aldir Blanc no município.
Aberto ao público a demonstração aconteceu na parte externa e interna da Tenda. As peculiaridades dos rituais umbandistas foram expressos pelas músicas, danças e reverência às entidades.
Há mais de duas décadas integrando o grupo a aposentada Maria de Lurdes Pereira falou sobre a experiência:
“A umbanda é criticada porque nem tudo é perfeito. Mas para mim a Umbanda existe para realizar. E agradeço muito, e tenho orgulho do encantado que eu carrego, orgulho da irmandade que tenho. Não só na Tenda São Jorge, mas no Maranhão e no Brasil aonde eu vou a Umbanda tá em primeiro lugar”, revela.
Pessoas de idades diferentes demonstravam seu apreço pela batida do tambor e os símbolos religiosos. Na abertura dos trabalhos, o responsável pela tenda, Manoel Ivaldo, expressou seu agradecimento pelo apoio da secretaria de cultura no processo de integração da tenda para interseção do auxílio financeiro. Ele também falou sobre a Umbanda e seus valores.

“A umbanda é religião, cultura, ensinamento e desenvolvimento para a área espiritual. A mensagem da umbanda é a paz entre todos, todas as entidades. Que todos procurem mais entendimento e mais respeito”, frisou.

Novos editais
O secretário municipal de cultura, Professor Jerry Ibiapina, convida os fazedores de cultura de Bacabal para concorrerem por meio dos editais já publicados, da nova etapa de recursos provenientes da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura (Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 18 de outubro de 2021, de forma presencial na da secretaria municipal de cultura em horário comercial, das 8 às 13 horas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem