Câmara de Bacabal sedia reunião da comissão organizadora do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim


Com redação e fotos de Wanderson Ricardo - Foi realizada na sexta-feira, 24, na câmara de Bacabal uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim (CBH) com representantes do poder legislativo, secretaria municipal de meio ambiente, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sindicato de Pescadores e a Associação Guapé.
Os principais assuntos trabalhados na reunião foram a socialização das atividades do CBH/Rio Mearim 2021, I expedição às nascentes do Rio Flores, e Programa Reflorestar – ENEVA/CBH e Matopiba.
“O evento é isso, é a gente discutir formas, maneiras simplificadas e eficazes, que dê respostas urgentes a esses problemas. O Sebrae se coloca mais uma vez a disposição como parceiro dessa inciativa da equipe do CBH da Prefeitura da Câmara e demais parceiros”, destacou Adalberto Cardoso, gerente regional do Sebrae.
Mario Anselmo, representante do SAAE disse em entrevista:
“Somos 83 municípios que dependem da água do Rio Mearim. E Bacabal é uma cidade muito importante para o desenvolvimento dessa situação. E hoje aqui a sociedade de Bacabal ganha muito com essa discussão”.

Já o professor UFMA, campus Bacabal, Clever Fernandes, frisou a importância da atuação do comitê para efetivação de políticas púbicas eficazes para preservação ambiental:
“Esse comitê tem um papel muito importante dentro das políticas públicas pra preservação das águas. É um comitê que agrega o poder público, os usuários da água e a sociedade civil organizada. É um comitê que tenta viver com essa tensão entre ecologia e capital entre avanço econômico e preservação ambiental”.
“A importância do município de Bacabal, por ser uma região central, e com todo apoio do nosso prefeito Edvan Brandão, nossos vereadores, ter trazido para cá esse debate. Já que envolve várias cidades e Bacabal como sempre o polo. Nós temos nosso rio, temos lagos e vários açudes que muito envolve nossos recurso hídricos”, disse o secretário de Meio Ambiente Walber Neto.
Para o presidente do CBH, a reunião foi bastante proveitosa. “O comitê pelo bem comum. Uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais sustentável. E nós saímos dessa reunião muito fortalecido. Bacabal sempre foi um núcleo muito forte, continua sendo, e a gente espera que nas próximas seleções novas instituições se incorporem pra oxigenar essa discussão”, pontuou Darlan Ferreira.
O poder legislativo foi representado pelos vereadores Venâncio do Peixe (PDT), Reginaldo do Posto (PDT) e Serafim Reis (MDB). O vereador Venâncio, que já tem um histórico de participação e envolvimento no Comitê, também considerou de grande relevância a audiência.
“Essa reunião de hoje foi provocada inicialmente pela UFMA e conseguimos reunir várias camadas da sociedade. Estamos hoje retomando um trabalho que já fazíamos antes, onde até fui eleito presidente, e, que a gente retoma como membro. Bacabal é uma cidade importante dentro desse Comitê onde temos dado total junto aqui hoje com os vereadores Serafim e Reginaldo e a Câmara de vereadores. Temos que lutar pelo nosso Rio Mearim, preservar enquanto é tempo e esse e nosso objetivo”, disse o vereador Venâncio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem