Lourival Souza: Por que o motociclista é a grande vítima do trânsito brasileiro?

Conversamos com especialistas para entender os motivos que levam o motociclista a ser a grande vítima do trânsito brasileiro.
Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2019 os motociclistas foram os condutores que mais perderam a vida nas vias e rodovias do Brasil, totalizando 10.674 mortos nessa condição. Dados do DPVAT acrescentam que, para cada morte, outros 18 motociclistas ficam inválidos.
Por que o motociclista ainda é a grande vítima do trânsito brasileiro?
De modo geral, atualmente, o primeiro ponto a ser levado em consideração na opinião da advogada, assessora jurídica e Presidente de Honra da Associação Brasileira das Autoescolas (Abrauto) e da Associação dos CFC’s do Paraná – ASCEFOCON, Olga Catarina Zanoni, é que a maioria dos motociclistas que circula diariamente é de trabalhadores que utilizam a motocicleta para coleta e entrega, e que, em razão do baixo custo de cada serviço, precisa fazer um número expressivo de entregas ou coletas para que, ao final do dia, possa obter um ganho razoável. “Logo, torna-se óbvio que este motociclista irá circular o mais rapidamente que puder, pilotando de forma negligente e imprudente, sem qualquer cuidado e, muitas vezes, sequer pensa nos riscos, pois sua concentração está muito mais ligada ao ganho no final do dia do que qualquer outro pensamento”, analisa.
Além destes fatores, também deve ser levada em conta a falta de habilitação do condutor, falta de sinalização para realização de manobras, as condições precárias da via, a falta de manutenção dos veículos e o aumento do número de motociclistas circulando nas ruas. Tudo isso também contribui para o aumento nos números dos acidentes, complementa a advogada especialista em segurança veicular, Fernanda Kruscinski. Fonte: portaldotransito.com.br 

FROTA DE VEÍCULOS EM BACABAL: MOTOCICLETAS E MOTONETAS TOTALIZAM MAIS DE 70% 

LOCAL

TOTAL

AUTOMÓVEIS

MOTOCICLETAS E MOTONETAS

BACABAL

42.439

7.277

30.334

(71,47%)

BRASIL

106.589.438

 

57.424.520

 

28.261.742 (26,51%)

MA

 

1.819.557

 

 

468.421

 

1.083.450

(59,54%)

S. LUIS

425.003

 

212.220

 

 

126.436

(29,74%)

Fonte: DENATRAN 

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 304. Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública:
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.
Parágrafo único. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veículo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com ferimentos leves. 

SERVIÇOS DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA AUMENTARAM EM AGOSTO
Com a volta progressiva das pessoas ao trabalho e um relaxamento da sociedade brasileira no que diz respeito ao distanciamento social, tem mais carros nas ruas. E nas oficinas também. O mês de agosto fechou com serviços de reparação automotiva em alta: 10% acima do previsto pelo CINAU (Centro de Inteligência Automotiva). Fonte: https://cesvibrasil.com.br

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem