Resultados do IDEB mostram e URE Bacabal reconhece o trabalho da Professora Iraide Martins



Entenda os dados
A Avaliação Nacional da Educação Básica, para a Modalidade Ensino Médio, se deu a partir de 2017 em nível censitário para todas as escolas publicas do país. Esta nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB de 2017 foi considerada a nota de partida para as previsões das próximas avaliações, que aconteceriam em 2019, 2021 e assim sucessivamente, a cada dois anos.
O quadro acima demonstra que a URE Bacabal iniciou em 2017 com varias escolas que não atingiram a nota de partida, pelo fato da não participação dos alunos na escola no dia da prova, não alcançando os setenta por cento de presença exigidos pelo INEP para referencia, no período da avaliação, que são aplicadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 

O que conquistamos hoje?
Primeiramente, o trabalho desenvolvido através dos programas direcionados pela SEDUC, ao Ensino Médio, voltado para o ensino e a aprendizagem dos alunos, veio contribuir significativamente para o processo de melhoria e qualidade dos resultados, que se mantiveram em crescimento, conforme consta nos dados apresentados pelo INEP em relação ao Estado do Maranhão.






Os resultados apresentados na planilha demonstra o trabalho realizado em 2018 e 2019, através do Programa Mais IDEB, conduzido incansavelmente, pela então Gestora Regional de Educação de Bacabal professora Iraide da Silva Martins, foi de grande importância. Seu acompanhamento sistemático e in-loco das 26 escolas e seus respectivos anexos que estão localizadas em 11 municípios jurisdicionados a esta URE, pode-se acompanhar o processo de avaliação e de participação dos alunos, monitorando cada escola e cada turma de terceiro ano que estava participando do processo avaliativo. E por parte dela criamos a meta de chegar ao patamar de 80% presença.
A escola que em 2017 não teve parâmetro para as próximas avaliações passou a ter, o que oportuniza a escola a ter indicador e a partir deste, possui metas para projetar crescimento. Conforme dados apresentado, a Regional Bacabal em 2019 atingiu 87% de escolas que hoje possuem um indicador que norteiam as ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.
A gestão a professora Iraide se deu 2017 até maio 2020, bruscamente interrompida, pelo seu falecimento em 27 de maio deste ano, decorrência da COVID19. Durante toda sua gestão ela foi ativa e atuante junto às escolas no sentido de fortalecer e apoiar sempre os gestores e as equipes pedagógicas, como também, os demais trabalhadores da educação desta regional. Seu trabalho na URE Bacabal iniciou acompanhando as escolas através dos programas: Parlamento Estudantil Maranhense, Parlamento Jovem Brasileiro, Jovens Embaixadores, Olimpíadas de Língua Portuguesa e Jovem Senador. Deste então a URE vem se destacando com os resultados positivos a nível estadual e nacional nestes programas. Atuando como Técnica e depois com Gestora Regional.
Destaca-se que a Regional de Educação de Bacabal teve 08 escolas que superaram a meta projetada para 2019, chegando a alcançar a meta prevista para 2021. Vale ressaltar que o Colégio Militar Tiradentes III Unidade Bacabal, obteve a maior nota (6,2) das escolas públicas no IDEB do Estado do Maranhão.
Hoje, agradecemos os resultados, frutos do trabalho participativo de todos os que fazem a Unidade Regional de Educação de Bacabal e homenageamos a Professora Iraide que estaria aniversariando neste dia 21 de setembro, com esta demonstração de carinho e respeito por tudo que ela significou para a Cultura, a Educação e o Empoderamento Feminino em Bacabal e toda a região.

URE Bacabal

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem