Florêncio Neto destaca necessidade de garantir ao Maranhão status de zona livre de aftosa sem vacinação

Deputado informou que apresentou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a condição sanitária
Deputado Florêncio Neto repercutiu, também, investimentos feitos pelo Governo do Estado na Aged/Biaman Prado
Agência Assembleia - O deputado Florêncio Neto (PSB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (30), a necessidade de garantir ao Maranhão o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação. Em seu pronunciamento, o parlamentar afirmou que essa será uma conquista importante, pois diversos estados brasileiros produtores já têm conseguido atingir essa classificação.

“É iminente a vinda de uma inspeção ao Maranhão, muito provavelmente no mês de julho, para que haja a avaliação inicial acerca da possibilidade que nós temos de ascender a nossa condição sanitária, saindo do status que nos encontramos hoje de zona livre de aftosa com vacinação para o status sanitário que nós desejamos muito brevemente atingir, que é de zona livre de aftosa sem vacinação”, assinalou Florêncio Neto.

O parlamentar repercutiu, ainda, o evento realizado pelo Governo do Estado, na segunda-feira (29), em que o governador Carlos Brandão (PSB) garantiu importantes investimentos à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), por meio da assinatura de ordens de serviços para a reforma de 59 escritórios em todo o Maranhão e entrega de 34 novos veículos que ajudarão a Aged nas fiscalizações.

“Nós tivemos também o anúncio da compra para doação de mais de 50 mil doses de vacina da febre aftosa, destinadas às populações quilombolas, indígenas, aquelas populações mais vulneráveis, permitindo que todo o estado do Maranhão fique com a sua cobertura vacinal OK e a gente possa melhorar ainda mais a nossa última marca, que foi de 95% de vacinação. Esperamos atingir acima dos 98% de vacinação com essa ação”, completou.

Audiência pública
O deputado Florêncio Neto informou, também, que apresentou requerimento à Casa, solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a condição sanitária do Maranhão de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

“incube a esta Assembleia a realização de uma audiência pública, convocando todos os entes envolvidos, e esse é um dos pontos de pré-requisito do checklist de quando essa inspeção vier. Inclusive, socializo com todos os colegas essa possibilidade para que a gente subscreva a realização dessa audiência pública, porque não é algo que é uma ação do deputado Florêncio, mas é uma ação desse Parlamento”, afirmou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem