De como Roberto Costa levou o MDB de volta ao topo do debate político…

Artífice da construção de uma nova estrutura para o partido, que o coloca no centro das discussões sobre a sucessão municipal em 2024, deputado conseguiu, com as novas filiações, atrair também dezenas de prefeitos, que darão a legenda a condição de uma das maiores nas eleições do ano que vem, apontando também para 2026
Ao lado de Hildo Rocha e Roseana, Roberto Costa cumprimenta Cleber Verde, sob aplausos de Braide e Marcus Brandão
Análise de conjuntura
Marcos Aurélio D'Eça - O deputado estadual Roberto Costa é o artífice por trás da reconstrução do MDB maranhense.

O parlamentar, que ocupa a vice-presidência regional do partido – e age como uma espécie de secretário-geral informal -, tirou o partido do ostracismo político e o elevou a condição de um dos maiores na sucessão municipal de 2024.

Para isso, Costa contou com o forte prestígio que tem, tanto na cúpula estadual quanto na cúpula nacional do MDB.

Era fundamental convencer, sobretudo, a deputada federal Roseana Sarney (MDB), maior liderança estadual da legenda, que vai abrir mão da presidência regional em favor de Marcus Brandão, diretor institucional da Assembleia Legislativa.

– O MDB será protagonista nas eleições municipais de 2024, não apenas em São Luís, mas em dezenas de municípios maranhenses – aposta Roberto Costa, entusiasmado com as filiações ao partido nesta segunda-feira, 29, no Hotel Luzeiros.

Não é de hoje que Roberto Costa trava uma batalha para manter o MDB no centro das discussões políticas maranhenses.


Em 2018, Roseana – também a contragosto – encarou uma kamikaze candidatura de governadora, derrotada em primeiro turno pelo então governador Flávio Dino (PSB).

Foi a partir daí que Roberto Costa decidiu ressignificar o MDB.

Remanescente da derrota para Dino – ao lado de outros deputados estaduais, como Arnaldo Melo e Socorro Waquim – Costa tinha a seu favor o fato de viver integralmente o partido, juntamente com o então deputado federal Hildo Rocha, outro remanescente do grupo Sarney.

Com estas prerrogativas, aproximou-se de Dino, garantiu espaços de poder ao partido – ainda que incipientes em relação à outrora força que a legenda tinha na máquina estadual – e começou a costurar o ressurgimento emedebista.

Esta história começou a ser contada no blog Marco Aurélio d’Eça a partir de outubro de 2021, no post Roberto Costa revitaliza MDB e o põe no jogo da sucessão…”.


A vitória de Brandão deu a Roberto e ao MDB as condições de ocupar não apenas espaços de poder, mas fazer com que o já praticamente extinto grupo Sarney retomasse o espaço político, numa aproximação aberta com o governador Carlos Brandão.

Esta aproximação foi coroada agora com a entrada de Marcus Brandão, que vai dirigir o diretório regional, e do deputado federal Cleber Verde, agora comandante do diretório municipal.

– A festa de filiação de Cleber Verde trouxe não apenas a representação do governo Carlos Brandão mas a presença física do prefeito Eduardo Braide; Basta avaliar a partir deste fato para entender o tamanho do MDB em 2024 – assegurou o parlamentar.

A nova configuração do MDB maranhense garantirá uma nova correlação de forças partidárias nas próximas eleições maranhenses; e Roberto Costa deve figurar bem posicionado já a partir de agora, na nova eleição da Mesa Diretora da Assembleia.

Mas esta é uma outra história…

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem