Em Projeto de Lei vereador Venâncio do Peixe sugere que o Centro Cultural de Bacabal volte a se chamar Prefeito José Vieira Lins...

... e em requerimento que o espaço ganhe um busto o ex-político e pecuarista.
Da assessoria - No apagar das luzes do 1º período legislativo empreitado este ano de 2024 pela Câmara Municipal de Bacabal (PMB), o vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe, agora filiado ao Progressista, antigo PP, apresentou duas proposições com o objetivo de resgatar, preservar e promover a história e nome do ex-prefeito de Bacabal, pecuarista José Vieira Lins, o Zé Vieira.

Nesse sentido o parlamentar deu entrada em um Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação de logradouro público, no qual propõe denominar de Centro Cultural Prefeito José Vieira Lins (Zé Vieira), o logradouro público popularmente conhecido como Centro Cultural de Bacabal, localizado na Avenida Euzébio Trinta.

A proposição foi encaminhada para a avaliação das comissões temáticas pertinentes, a exemplo da Comissão de  Legislação Justiça e Redação Final, e deve ser votado após o reinício do ano legislativo, com a abertura do segundo período.

Contudo, antes do encerrramento dios trabalhos do 1º semestre, ainda houve tempo de ser o Requerimento nº159/2024, que solicita ao prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), a colocação de um busto com a imagem do ex-prefeito José Vieira Lins, no Centro Cultural Prefeito José Vieira.

A demanda foi estendida ao ainda assessor jurídico do Município, advogado Emílio Carvalho, para que a referida matéria fosse tratada nos ditames da lei e da discricionariedade da administração pública municipal.

O agora Progressista justifica a dupla ideia mostrando que José Vieira Lins, mais conhecido como Zé Vieira ou Zé do Povo , nasceu em Sousa, na Paraíba, 30 de julho de 1934 e morreu em São Paulo, em 19 de março de 2019. Foi pecuarista, empresário e político, exerceu os cargos de vereador, prefeito de Bacabal e deputado federal pelo Maranhão.

Carreira política
Zé Vieira começou a carreira política em 1992, ao ser eleito vereador pelo PTB. Já na eleição de 1996, concorreu à prefeitura de Bacabal pelo PP sendo eleito, e reeleito em 2000. Concorreu a deputado federal em 2006 pelo PSDB, chegou a primeira suplência e efetivou-se em maio de 2008. Foi reeleito em 2010, pelo PR, para o termo 2011/2015. De volta ao PP, candidatou-se a prefeito de Bacabal em 2008, sendo derrotado por Raimundo Lisboa. Concorreu a prefeito de Bacabal em 2016 e foi eleito junto ao vice Florêncio Neto.

Converteu-se ao Rito evangélico em 2017, sendo batizado na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

José Vieira Lins faleceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O vereador Venâncio do Peixe esclareceu que o logradouro foi construído pelo próprio prefeito Zé Vieira, ainda em sua primeira gestão, e que a obra passou a ser conhecida por denominação popular como Centro Cultural prefeito José Vieira Lins, e, que apenas se oficializa o que já é domínio público, porquanto imutável. Além disso, sua imagem representada em busto sela unissonamente o reconhecido trabalho que este homem público realizou em favor do Município de Bacabal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem