Por iniciativa do vereador Venâncio do Peixe, Coronel Túlio, comandante do CPAI/1, é o mais novo Cidadão Bacabalense.

Da assessoria - O Coronel QOPM Marcos Túlio Martins de Sá, comandante do Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI/1), é o mais novo Cidadão Bacabalense. A cessão da honraria é uma iniciativa do vereador Venâncio da Silva Costa, Venâncio do Peixe (PDT), que apresentou, na sessão ordinária realizada ontem, quarta-feira, dia 06 de dezembro, pela câmara municipal o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2023, que em seu Artigo 1º delega que 'fica considerado Cidadão Bacabalense o ilustre Senhor Coronel Marcos Túlio Martins de Sá, que relevantes e reconhecidos serviços presta a este Município.

O Projeto de Decreto foi aprovado por unanimidade e o título será entregue ao novo cidadão na reabertura dos trabalhos legistivos em fevereiro do ano que vem, 2024.

Quem é
O Coronel QOPM Marcos Túlio Martins de Sá, é natural da cidade de São Luís do Maranhão, ingressou na Polícia Militar do Estado do Maranhão como Aspirante a Oficial PM em 19 de maio de 1995. Durante o período em que serve na PMMA fez vários cursos e exerceu vários cargos dentro da Instituição.

Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão, Pós-graduado em Defesa Pessoal, Cidadania e Gestão da Informação na Universidade Estadual do Pará, dentre vários cursos que possui:
· Curso De Direito Ambiental, realizado na Escola de Governo do Maranhão – EGMA, em 2005;
· Curso de Direito Eleitoral, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, no ano de 2006;
· Curso de Gestão Integrada em Segurança Pública, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em 2007;
· Especialistas em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Água (ANA), em 2007;
· Curso de Instrutor de Educação Física – CIEF, realizado na Academia de Polícia Militar General Edgar Facó, em 2007;
· Curso de Polícia Judiciária Militar, realizado na Academia Coronel Walterler, na cidade de Natal-RN, em 2008;
· Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, em 2008;
· Curso Estratégia para a Conservação da Natureza (1ª Edição), promovido pelo Ministério da Justiça, realizado na cidade de Corumbá/MS;
· Curso de Policiamento Ambiental (CPA), realizado na Companhia de Polícia Militar Ambiental, na Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, em 2009;
· Curso de Qualificação Ambiental, em 2009;
· Curso de Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela (CEGESP), em 2010;
· Curso De Gestão Ambiental realizado na Academia Coronel Walterler (ACW), do Estado do Rio Grande do Norte, em 2010;
· Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Delegados de Polícia (CAODP/2011), com Especialização em Defesa Social, Cidadania e Gestão da Informação, em 2011;
· Curso de Licitações e Contratos, a ser realizado na Academia Coronel Walterler, em Natal/RN, em 2012;

Durante todo este período o Coronel QOPM Marcos Túlio Martins de Sá, obteve as seguintes promoções, até chegar ao último posto da Polícia Militar do Estado do Maranhão:
Promovido a 2º Tenente QOPM em 1998;
· Promovido a 1º Tenente QOPM em 2001;
· Promovido a Capitão QOPM em 2006;
· Promovido a Major PM em 2014
· Promovido a Tenente-coronel em 2019;
· Promovido a Coronel PM em 2022.

Possuindo ainda, a Medalha Brigadeiro Falcão, a maior comenda da Polícia Militar do Estado do Maranhão; Medalha de Mérito ou Título de Cidadania Estadual; Medalha do Mérito Operacional por suas ações meritórias praticadas; Medalha de Aplicação e Estudo, 1º Lugar; Medalhas por tempo de Serviço (10 e 20 anos).

Em sua vitoriosa carreira dentro das fileiras da centenária Polícia Militar do Maranhão, o Coronel QOPM Marcos TÚLIO Martins de Sá ocupou várias funções e cargos importantes.
· Comandou o 3º Pelotão da CPRP Independente, 1998;
· Comandou o 3º Pelotão da 1ª CP/1º BPM, em 2001;
· Foi Subcomandante da 4ª CP do 1º BPM, em 2001;
· Subcomandante da 1ª Cia do BPA (Batalhão de Policiamento Ambiental), também em 2001;
· Subcomandante da 5ª CP/1º BPM, em 2001;
· Subcomandante do BPA, em 2007;
· Comandante da 1ª CP do BPA, em 2009;
· Coordenador de Segurança do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, de 2015 a 2022.

Atualmente o Coronel QOPM Marcos Túlio Martins de Sá é o comandante do Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI/1), cargo assumido em março de 2002.

Localizado na Mesorregião do Centro Maranhense e na Microrregião do Médio Mearim, o Comando do Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI/1) e tem como sede a cidade de Bacabal-MA, compreendendo 04 (quatro) grandes Batalhões: 15º BPM (Bacabal), 19º BPM (Pedreiras), 23º BPM (São Mateus do Maranhão e 39º BPM (Lago da Pedra), compreendendo ainda as cidades de São Luis Gonzaga do Maranhão, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Olho D’Água das Cunhãs, Trizidela do Vale, Lima Campos, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Esperantinópolis, Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte, Miranda do Norte, Cantanhede, Pirapemas, Altamira do Maranhão, Bom Lugar, Brejo de Areia, Lago do junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Paulo Ramos e Vitorino Freire, no total de 28 (vinte e oito) cidades, sendo cortada por duas Br’s muito importantes a 316 e 135 em uma área aproximada de 17.943,203 km² e uma população estimada em 556, 577 mil habitantes.

O QUE É O CPAI-1
Subordinado ao Comando do Policiamento do Interior, o CPAI/1 é o órgão responsável pela preservação da ordem pública na região do Médio Mearim, competindo-lhe o planejamento, comando, coordenação, fiscalização e controle operacional e administrativo das unidades subordinadas, de acordo com as diretrizes e ordens do comando geral da corporação.

O Comando do Policiamento de Área 1 (CPAI/1), em parceria com o executivo municipal desenvolvem uma parceria salutar que visa unicamente a melhoria da segurança pública no município. Fruto desta importante parceria foi a inauguração no âmbito do 15º BPM, do gabinete odontológico, que atende a famílias de militares e civis, moradores adjacentes. Também foi instalado o videomonitoramento das instalações do 15º BPM, garantindo maior segurança aos seus integrantes. O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) é outro projeto desenvolvido em completa harmonia, assim como a implantação da Patrulha Maria da Penha, que dá total apoio às mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade, dentre outras ações. Recentemente o 15º BPM foi agraciado com a aquisição de uma lancha, que auxilia a população ribeirinha que sofre com a enchente que castiga toda a região e ainda com a vinda do CTA (Centro Tático Aéreo), que esteve no município para a entrega de cestas básicas e medicamentos às famílias alagadas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem