Lourival Cunha Souza, engenheiro - A SOS VIDA vem acompanhando desde 2011 as estatísticas oficiais de mortes e feridos no trânsito no Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde. Os percentuais de mortes de motociclistas, incluindo o garupa, tem variado entre 48% e 52% do total, ao longo destes 12 anos.
Isto é uma tragédia, e as autoridades tem que tomar providências urgentes com políticas públicas para frear este morticínio.
As medidas devem ser a curto prazo, com fiscalização ampla e intensa, e a médio prazo com investimento em educação para o trânsito nas escolas, sobretudo no ensino fundamental e médio.
SEGURANÇA: CONHEÇA AS TECNOLOGIAS QUE DETECTAM SONO EM MOTORISTAS E O FATOR PRIVACIDADE
Estudos apontam que até 50% de todos os sinistros de trânsito na Europa estão relacionados a fadiga, sono ou distração dos motoristas.
Quando o assunto é prevenção de acidentes e valorização da vida, a Europa mostra o caminho a seguir seja nas ruas ou estradas do velho continente. Como exemplo, entrará em vigor, a partir de 2024 o pacote de regulamentações do Euro NCAP – programa europeu de segurança em automóveis, o qual obrigará que todos os veículos saiam das fábricas da União Européia com algum tipo de sistema de monitoramento de fadiga e sono instalados como padrão de medida de segurança.
Assim como o cinto de segurança e o airbag quebraram importantes paradigmas como proteções essenciais a motoristas, a câmera será ainda mais eficaz, pois protegerá não somente os ocupantes dos veículos, mas também pedestres que estarão mais seguros. Dessa forma, beneficiados pela iminente redução de acidentes, uma vez que dados da Comissão Europeia apontam que até 50% de todos os acidentes estão relacionados a fadiga ou distração.
Ainda conforme o especialista, o Bloco estima que estes novos regulamentos sejam capazes de salvar mais de 25 mil vidas. Além disso, evitarem mais de 140 mil ferimentos graves até 2038. No Brasil, ainda temos que caminhar um pouco mais.
Como funciona
Canhedo explica que o sistema preventivo gera um sinal com uma antecedência de cerca de 15 minutos antes que o operador chegue ao micro cochilo. Assim como, a leitura funciona por meio de um sensor que analisa os reflexos das pálpebras e um processador integrado que digitaliza os reflexos a 500 vezes por segundo.
De acordo com o especialista, os resultados são os mais expressivos do mercado global. Dessa forma, reduzindo a ocorrência de acidentes em até 97%, protegendo os colaboradores e a produtividade da empresa.
Esperamos que a sociedade cobre de seus legisladores ações concretas que estimulem a educação de motoristas quanto ao problema de sono ou fadiga. E que eles entendam que é preciso parar para um descanso ou que entreguem o volante a outro condutor. Tecnologias embarcadas como a de monitoramento nos veículos tem uma só missão: salvar vidas!”, finaliza Canhedo. Fonte: portaldotransito.com.br (trecho do artigo de Pauline Machado)
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.
Art. 168. Transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas neste Código:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)