Lourival Cunha: A SOS Vida em 2023 continuou sua luta determinada pela paz no trânsito

Lourival Cunha, engenheiro e advogado - A SOS VIDA neste ano de 2023 continuou o seu trabalho com muita determinação, buscando a paz no trânsito.

Uma de suas principais atividades foi o início da implementação de um acordo de cooperação técnica com o IFMA-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, visando a inserção da educação para o trânsito, com base no caderno de apoio pedagógico da SOS VIDA, em todos os Campi desta instituição no Estado.

Outras atividades realizadas:
1. Várias ações educativas em faixas de pedestres;

2. A celebração pelo décimo terceiro ano consecutivo, com seus parceiros, do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, com grande evento na Av. Litorânea, em São Luís;

3. Palestras em empresas sobre educação para o trânsito em várias empresas durante o Maio Amarelo;

4. Entrevistas diversas na mídia pelo fundador e presidente da SOS VIDA, Lourival Cunha, sempre dando ênfase para os eficazes remédios para resolver a violência no trânsito, quais sejam: educação para o trânsito, fiscalização rigorosa e ampliada e uma boa infraestrutura das vias urbanas e rurais;

5. Publicação semanal de uma coluna informativa e educativa sobre trânsito no jornal O IMPARCIAL e no site do jornalista Abel Carvalho;

6. Publicação frequente nas redes sociais Instagram e Facebook;

7. Participação em atividades dos parceiros na Semana Nacional de Trânsito; e

8. Reunião com o Procurador Geral de Justiça (autoridade maior do Ministério Público Estadual) do Maranhão propondo uma campanha educativa para motociclistas, em especial os motociclistas entregadores de fast food, a partir de 2024, entre outras atividades.

VAI PEGAR A ESTRADA? VEJA O PERIGO DE USAR O CELULAR AO VOLANTE
Conforme estudos, digitar enquanto dirige aumenta em até 400% o risco de sinistros de trânsito.
A atividade de dirigir com segurança exige muita atenção, o tempo todo, por isso o perigo de usar o celular ao volante.

Com ligações, acesso à internet e inúmeros aplicativos disponíveis, o uso dos celulares ao volante está entre as infrações de trânsito mais cometidas pelos brasileiros. De acordo com dados do Renainf (Registro Nacional das Infrações de Trânsito) divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em agosto de 2023, mais de 186 mil condutores foram flagrados usando o celular na direção.

Conforme estudos, digitar enquanto dirige aumenta em até 400% o risco de sinistros de trânsito. Além disso, segundo uma pesquisa, realizada pela Fundação Mapfre, em parceria com a UFRJ, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, 80% dos motociclistas e 75% dos motoristas utilizam os telefones celulares ao mesmo tempo em que dirigem.
Penalidades

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem dois tipos de infrações que envolvem o celular. A primeira é dirigir usando o celular, que é uma infração média, com multa de R$ 130,16. E a outra é dirigir com apenas uma das mãos no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular. Nesse caso, a infração é gravíssima com multa de R$ 293,47. O uso é proibido mesmo com o carro parado, seja congestionamento ou semáforo.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, mesmo através do sistema bluetooth o uso do celular compromete a segurança. “Mesmo nestes casos, estamos usando funções cerebrais que prejudicam a atenção que é tão necessária ao ato de dirigir”, explica.

O especialista diz que a capacidade intelectual do ser humano está classificada em oito inteligências: a da comunicação, a do raciocínio lógico, a da noção de espaço, a da coordenação motora, a do autoconhecimento e compreensão, a de se relacionar, a de se situar no meio ambiente e a da distinção e interpretação dos sons.

“Para cada tarefa que realizamos utilizamos várias dessas inteligências. A habilidade de dirigir ou pilotar exige do motorista a utilização de todas as oito”, aponta.

Ainda segundo Mariano, a atividade de dirigir com segurança exige muita atenção, o tempo todo. “Tirar os olhos do trânsito por apenas 2 ou 3 segundos é o suficiente para bater no carro da frente, mudar de pista, colidir com um objeto imóvel ou atropelar alguém. Em apenas 5 segundos, a 80 km/h o veículo percorre mais de 100 metros. Ou seja, qualquer distração ao volante pode provocar um sinistro”, conclui. Fonte: portaldotransito.com.br (artigo de Mariana Czerwonka)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem:

I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;

II - abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo.

A VIOLÊNCIA DO TRÂNSITO EM JEITO, é só as autoridades implementarem os remédios eficazes: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, FISCALIZAÇÃO AMPLA E RIGOROSA E UMA BOA INFRAESTRUTURA DAS VIAS.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem