Lourival Cunha Souza: SOS Vida e parceiros reúnem-se pela segunda vez para organizar evento sobre acidentes de trânsito

Lourival Cunha Souza, engenheiro
- A SOS VIDA e alguns parceiros reuniram-se pela segunda vez, dia 26.11.23, no auditório da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, em São Luís, para discutirem e deliberarem sobre as providências para a organização do evento sobre o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, que será realizado dia 19/11/23(domingo), pela 13ª consecutiva, na Av. Litorânea, das 7h30 às 10h30 da manhã.

O grande objetivo do evento, que ocorrerá, como de costume, no formato de passeata, carreata, motociata e pedalada, será CLAMAR PELA PAZ NO TRÂNSITO.

HOMENAGEM PÓSTUMA
Na programação do acontecimento haverá uma homenagem póstuma ao agente de trânsito de São Luís, Wiryland de Oliveira, assassinado em pleno trabalho no mês de junho/23, e ao médico Edson Soares, atropelado e morto na Litorânea, no final de setembro/23.

AFINAL, COMPLETAR O TANQUE DE COMBUSTÍVEL PODE DANIFICAR O VEÍCULO?
Rodar com o veículo com o tanque de combustível no limite não é recomendado. Seja com ele cheio ou na reserva, essa prática pode prejudicar a “saúde do veículo”. Isso porque quando você enche o tanque até o bocal, pode danificar o cânister do veículo.

O cânister é um filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível.

Qual a melhor forma para economizar combustível?
Com a alta nos preços de combustíveis, os motoristas têm buscado formas de economizar na hora de abastecer seus veículos.

Uma das principais maneiras de economizar é trafegar na velocidade permitida. Isso porque o veículo costuma gastar 20% a mais de combustível durante trechos em alta velocidade.

Outra recomendação é calibrar os pneus a cada 15 dias. Isso exige menos esforço do motor e, consequentemente, redução expressivo no gasto de combustível.

Por fim, use o ar-condicionado somente quando necessário, já que o compressor conectado ao motor também gera um consumo considerável de combustível.

Manutenção preventiva
Fazer a manutenção preventiva é muito mais econômico porque geralmente, evita que os problemas se agravem. A melhor maneira de fazer a manutenção preventiva é seguir as recomendações dos fabricantes, dentro dos prazos e quilometragem que constam no manual do veículo.

Em veículos mais antigos ou que não possuam manual, é importante estabelecer um programa próprio de manutenção periódica, lembrando ainda que é possível localizar na internet manuais de praticamente qualquer veículo, em arquivo digital. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei n 9.503/97)
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

§ 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

§ 5º Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem