Lourival Cunha Souza: SOS Vida realiza palestra em creche sobre segurança no trânsito

Lourival Cunha Souza, engenheiro
A SOS VIDA realizou dia 16/05/23 uma palestra sobre segurança no trânsito na creche Abelhinha, no bairro Alemanha, em São Luís. O convite para realização da palestra foi do IBRAPP, que apoia a referida escola.

Além das crianças também participaram da palestra vários professores.

A receptividade da criançada foi maravilhosa, pois a toda hora elas interagiam com os palestrantes.


ESTUDO: FALHA TÉCNICA ATINGIU 50 MILHÕES DE CARROS E GEROU UM DOS MAIORES RECALLS DA HISTÓRIA
Os problemas envolvendo os airbags Tanaka teve consequência grave e tornou-se o maior caso de recall da história contemporânea do setor automotivo.

Desde 2013 há relatos de problemas envolvendo os airbags Tanaka, quando os “airbags mortais”, como assim foram chamados na ocasião, apresentaram defeito no componente deflagrador, responsável por liberar o gás que expande a bolsa inflável. O episódio teve consequências tão graves que atingiu 50 milhões de carros, causando cerca de 30 mortes e deixando mais de 320 feridos, tornando-se o maior caso de recall da história contemporânea do setor automotivo.

O caso do maior recall teve grande notoriedade não somente pelo número de pessoas atingidas, mas, também pelo fato da fabricante ter produzido e liberado para diversas montadoras ao redor do mundo os airbags com defeito. No Brasil, por exemplo, pelo menos 14 fabricantes fizeram chamados do recall.

Houve ainda o agravante de relatos de demora para iniciar os reparos. Em sua maior parte começou em 2015. No entanto, o fornecimento de detalhes e peças somente teve início no ano seguinte, em 2016. Naquele ano, milhões de carros foram notificados no mundo todo para substituir as peças – o que ocorre até os dias de hoje.
Consequências no Brasil do maior recall do setor

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, o Brasil registrou 70 acidentes originados dos airbags Tanaka, dos quais três foram fatais. O último acidente foi em julho de 2020, sem vítimas graves ou fatais.

Em paralelo, a Senacon informou ainda, que o Brasil tem 4.352.428 automóveis equipados com os airbags Tanaka. No entanto, apenas 1.876.789 carros fizeram o reparo, o equivalente a 43,1% do total. Este fato mostra que o brasileiro ainda não dá a devida importância de atender ao chamado. Assim como não se atenta para a gravidade de negligenciar os recalls.

De acordo com o levantamento, a falta de ciência dos proprietários dos veículos está entre os principais motivos de não atenderem aos chamados – eles simplesmente não sabem da necessidade dos reparos, mesmo com a notificação das fabricantes.
Comunicação aos proprietários

Além dos informativos na mídia e campanhas de publicidade, as empresas costumam notificar os proprietários por meio de correspondência no endereço físico ou por correio eletrônico. No entanto, os proprietários as ignoram ou consideram como spam. Fonte: portaldotransito.com.br (artigo de Pauline Machado)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
O QUE É TRÂNSITO?
A resposta está no art. 1º, §1º, da Lei 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, que diz:

“Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem