Sobe para mil o número de famílias desalojadas em Bacabal

Assecom Bacabal, Louremar Fernandes - O mais recente relatório divulgado pelo Centro de Gerenciamento de Emergência de Bacabal, na manhã desta sexta-feira, 31 março, mostra que o número de famílias que tiveram que deixar suas casas por causa da cheia do Rio Mearim chegou a 1 mil famílias.

Todas as famílias que foram afetadas pela cheia do Mearim e que não tem para onde ir, constituem o universo dos desabrigados. Essas foram desde o primeiro momento amparadas pela prefeitura de Bacabal em abrigos. O prefeito Edvan Brandão conduz pessoalmente todo o processo e convocou todas as secretarias municipais num esforço concentrado para prover toda a logística aos ribeirinhos.

As primeiras famílias a serem atendidas, no dia 21 de março, foram alojadas no Centro de Convivência no bairro Tresidela. Desde aquele momento, o nível do Rio Mearim subiu rapidamente, desalojando a cada dia dezenas de famílias. Hoje o nível do Rio está em 8,31m depois de ter chegado a 8,36m no dia 29 de março.


Neste momento, estão sendo atendidas nos 11 abrigos municipais, 278 famílias, o que totaliza 952 pessoas que tem recebido cestas básicas, atendimento de saúde e água potável em ambientes com higiene e segurança.

O prefeito Edvan Brandão comentou numa entrevista sobre o momento: “Chegamos a essa triste marca de mil famílias que tiveram que deixar seus lares. É uma situação imposta pela ação do Rio Mearim que não podemos evitar. O que podemos evitar é que centenas de pessoas fiquem ao relento ou sem atendimento. Desde o primeiro momento determinei todo o esforço de toda a nossa equipe administrativa para o atendimento a esses nossos irmãos e irmãs. Além disso, criei o auxílio de 500 reais e estamos com uma equipe fazendo o cadastramento minucioso das famílias. Porque muitas preferiram ir para a casa de parentes. Deus vai abençoar essa união, do povo, da sociedade bacabalense e da classe política”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem