Roberto Costa participa da abertura da etapa local do Fira Brasil 2023

Evento é considerado o maior campeonato de robótica do Brasil e tem a finalidade de classificar 16 equipes de todo o país para participarem do Fira Robo World Cup
Roberto Costa na abertura da etapa Maranhão do Fira Brasil 2023, no Golden Shopping Calhau/Divulgação
Assecom deputado Roberto Costa - Na manhã desta quinta-feira (20), o deputado Roberto Costa (MDB) participou, ao lado da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), do governador Carlos Brandão e da diretora geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Cricielle Muniz, da abertura oficial da etapa Maranhão do Fira Brasil 2023, no Golden Shopping Calhau.

O Fira Brasil é considerado o maior campeonato de robótica do Brasil e tem a finalidade de classificar 16 equipes de todo o país para participarem do Fira Robo World Cup, considerada a 'Copa do Mundo de Robótica'.

"Estou muito feliz de participar desse evento porque sei da importância que a robótica tem para a educação. São 64 escolas públicas participantes. Isso significa dizer que a educação pública está sendo fortalecida pelo nosso governador Carlos Brandão. Vejo o compromisso dele com a educação e sua motivação em participar de eventos tão promissores e importantes para nosso estado”, destacou Roberto Costa.

Roberto Costa destacou, entre outras coisas, a importância da robótica para a educação/Divulgação

No Maranhão, estão participando 16 escolas particulares e 64 públicas. O objetivo do evento é levar o espírito da ciência e da tecnologia aos jovens, além de reunir pesquisadores qualificados e estudantes de diferentes origens para um novo e crescente campo interdisciplinar de robôs autônomos inteligentes. Duas escolas das redes estadual e municipal de Bacabal participam da copa: a U.E. Francisco Vieira Lins e o Iema Pleno.

“Esse envolvimento de todos se torna cada vez mais necessário para que se possa desenvolver a robótica nas escolas, fortalecer a formação de profissionais e o nosso desenvolvimento. A diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, está de parabéns por esse trabalho. Sei do seu compromisso para que possamos, cada vez mais, ampliar o papel do Iema dentro dos municípios, bem como o papel dos nossos 42 deputados, além de fortalecer a qualificação profissional, que é fundamental para a nossa juventude”, frisou o deputado.

Roberto Costa acompanha discurso da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, durante o evento/Divulgação

Para os participantes Douglas Pinheiro, professor na escola U.E. Francisco Vieira Lins, e Isabele Viana, aluna do Iema, ambos de Bacabal, a expectativa é muito grande para todas as modalidades. “Estamos ansiosos para começar as provas e o objetivo é vencer. Os alunos buscaram e conseguiram alcançar bons resultados”, disse Douglas.

“É muito emocionante estar participando de um evento dessa proporção, porque é uma grande oportunidade para nós, estudantes de escola do estado, de poder viajar o mundo através da robótica”, completou Isabele.

O Iema participa da Fira desde 2018, quando conquistou o primeiro título mundial em Taiwan, como a terceira melhor equipe de robótica do mundo. Em 2019, ganhou o segundo título mundial na Coreia do Sul, como a segunda melhor equipe de robótica do mundo. Em 2021, veio o 1º e 2º lugar mundial (São Luís/MA), e em 2022, o 2º e 3º lugar mundial (Guarulhos/SP).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem