Lourival Cunha Souza: Guia orienta prefeituras brasileiras sobre o processo de municipalização do trânsito

Lourival Cunha Souza, engenheiro - Com o objetivo de orientar sobre o processo de municipalização no trânsito, o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), elaborou um guia com informações para a integração das cidades ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O ingresso está previsto na Resolução 811/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além de apresentar os principais passos a serem seguidos pelo munícipio para integração ao SNT, o guia traz os benefícios ganho com a municipalização, de resolução de problemas já existentes até o fortalecimento da cidadania do trânsito brasileiro.

“A integração permite que o administrador tenha facilidade para implantar as políticas de trânsito, transporte coletivo e de carga, uso e ocupação do solo em favor de uma cidade mais acessível”, disse o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
A municipalização é o processo legal, administrativo e técnico.

Por ele, o município assume integralmente a responsabilidade pelos serviços relativos ao trânsito da cidade. Dessa forma, tratando de questões voltadas aos pedestres, à circulação, ao estacionamento e à parada de veículos e animais. Além disso, à implementação e à manutenção de sinalização, entre outras.

CTB
O artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleceu a municipalização do trânsito, que significa a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O objetivo, por exemplo, é tornar as questões de trânsito responsabilidade de cada cidade. Desde o planejamento, fiscalização, bem como ações educativas até circulação de veículos, estacionamento, sinalização, entre outras questões. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 44. Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

DIRETORIA DA SOS VIDA SE REUNE E PLANEJA VÁRIAS AÇÕES
A Diretoria da SOS VIDA reuniu-se dia 30.03.23 na sede da entidade para discutir e deliberar sobre várias questões. Entre os assuntos tratados foi discutido sobre a celebração do aniversário de 12 anos da entidade que ocorrerá no próximo dia 15.04.23.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem