Lourival Cunha Souza: Dia da Paz no Trânsito - Brasil é terceiro país em número de mortes no trânsito

Lourival Cunha Souza, engenheiro - O relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), constatou que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, o que configura como a oitava principal causa de mortes no país. Diante deste cenário, e tendo em vista que, dia 21 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Paz no Trânsito, além das campanhas realizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, visando a conscientização de motoristas e a incentivar boas práticas no trânsito, a Zapay, fintech de tecnologia e pagamento de débitos veiculares, traz oito dicas de segurança para ajudar a reduzir essa estatística.

1 – Se beber, não dirija
Álcool e direção é uma mistura fatal. Quem consome bebida alcoólica e dirige, assume o risco de colocar a sua vida e a de outras pessoas em perigo. Dirigir embriagado é crime e o valor da multa é em torno de R$ 3 mil. Criada em 2008, a Lei Seca teve suas regras consolidadas ao longo dos anos até chegar a uma das legislações mais duras do mundo, e o motorista ainda corre o risco de ter a sua CNH suspensa.

2 – Use o cinto de segurança
Ainda que muitos motoristas optem por ignorá-lo, o cinto de segurança é obrigatório no Brasil e tem a sua eficácia comprovada. Vale lembrar que o uso também é obrigatório para os passageiros que viajam no banco de trás do automóvel.

3 – Fique atento à sinalização e respeite o limite de velocidade
As sinalizações de trânsito não estão nas vias por acaso. Elas são as melhores maneiras para orientar e informar o motorista sobre as obrigatoriedades e perigos em determinados pontos das vias. Os limites de velocidade são determinados após estudos com base nas condições de fluxo de veículos da via, assim como o risco que pode haver em curvas acentuadas, passagem de pedestres, neblina e outros fatores. Ainda que exista muita polêmica sobre o uso de radares eletrônicos, as multas por excesso de velocidade, vindas através dos aparelhos ou mesmo de agentes de trânsito, são a melhor maneira de incentivar quem dirige a respeitar esses limites.

4 – Mantenha a manutenção do veículo em dia
Não é apenas antes de uma viagem que a manutenção do veículo deve ser levada em consideração. O grande problema de não adotar essa prática é quando esses defeitos acontecem enquanto você está dirigindo. Um pneu estourado pode trazer risco a sua vida e a das pessoas que compartilham o trânsito.

5 – Tenha cuidado com pedestres, ciclistas e motociclistas

Estes são sempre os três elementos mais frágeis do trânsito e os mais prejudicados quando acidentes acontecem. Por isso, é importante redobrar o cuidado e saber que existem normas e leis específicas para ciclistas e pedestres. Se você é motorista de um carro, respeite sempre aqueles que podem sair mais lesados do que você, independentemente de quem está certo.

6 – Cuidado nos cruzamentos
Cruzamentos estão entre os locais mais perigosos do trânsito, pois segundo pesquisadores a atenção direcionada a mais de um ponto pode confundir algumas pessoas. Portanto, é preciso estar atento aos cruzamentos e às placas de sinalização para garantir uma passagem segura.

7 – Sinalize antes de realizar uma ação
A sinalização das ações pretendidas entre motoristas também é muito importante. Se no cotidiano você se comunica com outras pessoas, por que no trânsito seria diferente? Fazer uma conversão sem a utilização das setas é um exemplo de irregularidade que pode trazer riscos a todos os envolvidos. Para evitar problemas, confira sempre o funcionamento das luzes e faróis, além dos demais itens de segurança obrigatórios.

8 – Mantenha distância do veículo da frente
É importante manter uma distância segura do veículo da frente, a fim de evitar acidentes e salvar vidas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fala sobre manter distância lateral e frontal dos demais veículos e dos limites da pista. A batida na traseira do veículo é um dos acidentes mais comuns, e pode ser evitado adotando essa prática. Fonte: portaldotransito.com.br (Artigo de Pauline Machado)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 45. Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem