Lourival Cunha Souza: Educação em faixa de pedestre - SOS Vida realizou a 151ª ação.

Lourival Cunha Souza, engenheiro - A SOS VIDA realizou dia 02.03.23 a 151ª ação educativa em faixa de pedestre. Nessa ação, como de costume, houve orientações aos pedestres, ciclistas, assim como foram distribuídos panfletos educativos e exibidas faixas com o lema da campanha educativa que é: A VIDA PASSA PELA FAIXA DE PEDESTRE.

DETRAN INCENTIVA CIDADÃOS A UTILIZAREM A CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO
A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo gratuito do Governo Federal de fácil instalação no celular.

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) incentiva o uso da Carteira Digital de Trânsito – CDT para todos os motoristas, pois ela reúne toda a documentação de trânsito de forma digital no celular.


O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira explica que, a Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo gratuito do Governo Federal de fácil instalação no celular, disponível para celulares Android e IOS.

“Para conseguir incluir seus documentos dentro da CDT, sua Carteira Nacional de Habilitação – CNH precisa ter sido emitida a partir de maio de 2017, já que após essa data todas as CNHs foram emitidas com a tecnologia de QR Code, permitindo a leitura e validação pelo aplicativo Vio”, explicou.

A diretora Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito – Dthmet, Aline Lima Pinto informa que, a CDT é aceita como documento oficial por agentes de trânsito ou policiais, conforme legislação vigente. “A Carteira Digital reúne toda sua documentação de trânsito de forma digital no celular, mesmo sem acesso à internet, e com o valor legal dos documentos impressos”, exemplificou.

O governador Marcos Rocha incentiva o uso da CDT. “O Detran Rondônia tem oferecido facilidades aos usuários com serviços digitais, dando acesso aos serviços pelo celular ou computador com internet, otimizando tempo”, destacou.
Vantagens da Carteira Digital de Trânsito

Para obter a CDT, é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT no smartphone. Além disso, fazer o login ou criar o cadastro no sistema gov.br, caso ainda não tenha. Em seguida, cadastrar os documentos no aplicativo. 


Veja lista de vantagens:
Habilitação – CNH Digital para identificação offline, e também, aviso de vencimento da CNH.
Infrações – Verificar e gerenciar as infrações do veículo. Além disso, pagar multas com até 40% de desconto
Veículos – CRLV digital (CRV + CLA) – É possível compartilhar CRLV com até 5 pessoas. Assim como indicar condutor principal do veículo. Há também aviso de recall, quando houver para o veículo. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem