Vereador Reginaldo do Posto solicita a recuperação de estradas na zona rural

O vereador Reginaldo Castro de Araújo, o Reginaldo do Posto (PDT), fez tramitar, e aprovou na sessão ordinária realizada ontem, quarta-feira, dia 16 de novembro, 04 proposições, todos requerimentos, solicitando do prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT) a recuperação estradas vicinais localizadas na zona rural do município de Bacabal.

No Requerimento nº 292/2022 Reginaldo solicita a melhoria das condições de infraestrutura da Estrada do Leite, no perímetro que liga o Distrito de Brejinho ao povoado Centro dos Teles, neste Município.

No Requerimento nº 293/2022 solicita a melhoria das condições de infraestrutura da estrada vicinal que serve ao povoado Lago do Dico Eno, neste Município.

No Requerimento nº 294/2022 solicita a melhoria das condições de infraestrutura da estrada vicinal que serve ao povoado Centro dos Corrêas.

Sobre as 03 proposições iniciais mostrou aos seus pares que as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado.

Que techos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final.

E que o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições da estrada, em razão do forte período chuvoso.

No Requerimento nº 295/2022 solicita a melhoria das condições de infraestrutura da Estrada do Leite.

Sobre a última proposição mostrou que a solicitação e reivindicação é uma iniciativa da comunidade moradora dos povoados cortados pela estrada, que sofrem com os problemas que a falta de manutenção acarreta ao longo do ano.

Que nesse período em que as chuvas começam a cair com intensidade, esses problemas se multiplicam e a comunidade vive sobressaltada com os mesmos, principalmente com o medo de que a via volte a cortar, como já aconteceu, ou que alguma das suas pontes e bueiras caiam e possa vir a causar um acidente de grandes proporções, inclusive provocando vítimas fatais.

Que a via municipal liga a Ma - 245 a BR - 316, servindo aos povoados Aldeia do Odino, Boa Vista da Taba, Bomba, São Paulo Apóstolo e Alto Alegre do Acelino, todas comunidades de grande importância econômica para o Município.

E que a população tem cobrado a ação do poder público no sentido que essa estrada seja recuperada. Caso isso não aconteça, a estrada poderá cortar em alguns trechos, tornando difícil o escoamento da produção dos pequenos trabalhadores rurais daqueles povoados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem