


Em 2022 o evento acontecerá no dia 20 de novembro, das 8h às 10h30 na Av. Litorânea, no trecho entre a praia do Caolho e a praça de alimentação, no Calhau.
CORRER MENOS PARA VIVER MAIS
J. Pedro Corrêa aborda a chegada da ISA – Assistência Inteligente de Velocidade – ao mercado como um dos mais importantes mecanismos para evitar excessos de velocidades e salvar vidas no trânsito.
Eis aí um jogo estranho: o vencedor nem sempre sai ganhando, mas quando perde, pode perder tudo, até a vida: o excesso de velocidade, que continua sendo um dos maiores desafios do trânsito em todos os tempos. Desde o sempre ele tem sido o vilão do trânsito pelas perdas que provoca e pelas dores que deixa na sociedade. Já se tentou de (quase)tudo para coibir o excesso de velocidade, mas, aparentemente nada consegue tirar o ímpeto dos que o apreciam ou mesmo que, praticando, não se dão conta de que estão colocando suas vidas em risco e principalmente as dos demais usuários do trânsito. Todas essas tentativas frustradas de enfrentamento mostram apenas que aprendemos muitas formas de como a coisa não funciona. Significa, outrossim, que teremos de tentar outras maneiras ainda não aplicadas.
Recebi na sexta-feira, 28/10 um relatório do Conselho Europeu de Segurança no Transporte (ETSC) comum resumo das respostas sobre as propostas do Conselho para a redução da velocidade nos países membros.
Sempre há ganhos nestes movimentos em favor da segurança. Notadamente quando membros se dispõem a discutir o tema de forma mais profunda com suas lideranças políticas que precisam ser convencidas da importância das medidas sugeridas.
No caso da proposta atual do ETSC, seu objetivo maior é a redução das fatalidades no trânsito dos países membros.
Por outro lado, a Europa se prepara para começar outra experiência importante que pode ser decisiva no controle da velocidade. Falo de um equipamento chamado ISA – Assistência Inteligente de Velocidade.
A ISA impede que o automóvel ultrapasse a velocidade da via, mesmo que o motorista pressione o acelerador.
O Conselho Europeu de Segurança dos Transportes afirma que “se reduzisse a velocidade em apenas 1%, já seria possível diminuir 4% das mortes no trânsito em toda União Europeia”. Essa afirmação dá uma ideia do quanto os países podem ganhar com a utilização da ISA.
No Brasil ainda não temos nenhum tipo de dispositivo nesta área, mas isto será inevitável e por isto devemos nos preparar para saudar sua chegada.
Estejamos, pois, atentos pois está chegando a hora de provar que, correr menos, pode significar viver mais. *J. Pedro Corrêa é consultor em programas de segurança no trânsito. Fonte: www.portaldotransito.com.br (Trecho do artigo de J. Pedro Corrêa, que é consultor em programas de segurança no trânsito)
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 31. O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando embarque ou desembarque de passageiros, deverá reduzir a velocidade, dirigindo com atenção redobrada ou parar o veículo com vistas à segurança dos pedestres.
FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)