Tecnologia da Informação do TRE-MA atinge nível de excelência, atesta CNJ

Presidente informou conquista na sessão do dia 10 de outubro
Portal TRE - A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão conquistou 90,09% pontos no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD 2022), o que significa afirmar ter alcançando nível de maturidade de excelência.

O anúncio da conquista foi feito pela presidente, desembargadora Angela Salazar, durante sessão administrativa realizada na tarde do dia 10 de outubro.

“Esta pontuação deriva de pesquisa realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, que calcula o grau de maturidade de todos os tribunais, que podem ser classificados como: Excelente, Aprimorado, Satisfatório ou Baixo. Os resultados completos do iGOVTIC-JUD são publicados em painel interativo na página do CNJ”, comemorou a presidente.

Gualter Lopes, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-MA, explica que o resultado “excelente” é fruto de esforço contínuo da equipe de TIC para melhoria da governança e gestão, refletido no avanço anual no ranking, em que o órgão saiu de 66 para mais de 90 pontos, o melhor índice dentre todos os órgãos da Justiça Eleitoral e a 10ª posição em relação a todos os órgãos do Judiciário brasileiro. Ele complementa ainda que o resultado do iGovTIC-JUD também é computado como pontuação para o Prêmio CNJ de Qualidade.

Entre as principais práticas que ajudaram nessa conquista está, principalmente, a incorporação do plano de trabalho para atendimento à ENTIC-JUD (Estratégia Nacional de TIC) ao PDTIC (Plano Diretor de TIC) do órgão contendo pelo menos uma ação de resposta para cada ponto negativo no questionário do ano anterior.

Tal incorporação permitiu maior controle e priorização das ações, e, ainda, levou ao acompanhamento das ações pela alta administração, uma vez que o PDTIC e suas revisões são aprovadas pelo Comitê de Governança de TIC.

A efetivação de reuniões quinzenais do Comitê de Gestão de TIC e a implantação de dashboards de monitoramento permitiram um acompanhamento mais efetivo das ações, especialmente aquelas com maior impacto na pontuação, e, também, o controle constante de ações com fim próximo e aquelas que deveriam ter iniciado.

As reuniões mais frequentes também ajudaram a agilizar a aprovação de planos, formalização de processos e gerenciamento de conflitos que impediam a evolução de alguns tópicos.

Destaca-se que o monitoramento das ações passou a ser efetivo a partir da criação de uma unidade responsável por coordenar a melhoria da gestão e governança de TIC, parte das recentes reorganizações da estrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) que envolveu, ainda, a criação de unidade dedicada à Segurança Cibernética, área em que o TRE-MA atingiu uma das menores notas no ano anterior.

Estrutura
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão é formada por 1 gabinete, 1 núcleo, 1 seção e 3 Coordenadorias: de Sistemas e Inovação; Infraestrutura; e de Urnas e Sistemas Eleitorais.

A primeira tem 1 gabinete e 2 seções. A segunda possui 1 gabinete e 2 seções. A terceira tem 1 gabinete e 4 seções.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem