Memória: Sacada genial de João Alberto mudou o curso da eleição de 1990 entre Lobão e Castelo




João Alberto teve a sacada que minou João Castelo e elegeu Edison Lobão governador do Maranhão em 1990

Ribamar Corrêa, repórter tempo - Em 1990, portanto há 32 anos, o Maranhão assistiu a uma virada espetacular na disputa para o Governo do Estado.

De um lado, estava o senador João Castelo (PDS), embalado pela força avassaladora do então presidente Fernando Collor (PRN), que naquele momento era o todo-poderoso da política nacional. Do outro, o senador Edison Lobão (PMDB), apoiado pelo governador João Alberto e pelo ex-presidente José Sarney (PMDB), que estava em baixa, tentando eleger-se senador pelo Amapá, já que o PMDB lhe negara vaga no Maranhão.

Com a força de Collor e embalado pelo slogan “Agora é Castelo”, lançado por um comercial convincente, no qual o prestigiado ator Lima Duarte completava dizendo que a “mudança só depende de nós”, João Castelo liderou todo o 1º turno. Lobão, por sua vez, fez a campanha possível, apostando numa virada improvável no 2º turno.

Divulgados os resultados, a cúpula da campanha de Edison Lobão se reuniu à noite na residência de veraneio do governador, em São Marcos, para analisar o cenário e tomar decisões.

Liderada pelo ex-presidente José Sarney, que havia sido eleito senador pelo Amapá, a reunião começou tensa, com uma discussão acirrada sobre o que fazer. Em meio ao clima pesado, o governador João Alberto pediu a palavra, todos se calaram, e ele disparou:

– O slogan da campanha é “Agora é Lobão”.

Todos aprovaram com entusiasmo, pois a ideia resolveu metade dos problemas da campanha. Além de firmar o slogan demolidor, a cúpula decidiu, já por volta da meia-noite, que o “Agora é Lobão” deveria amanhecer nos muros mais visíveis de São Luís e de algumas cidades, como Imperatriz, por exemplo.

Foi um corre-corre, mas o fato é que o “Agora é Lobão” amanheceu em muitos muros, principalmente em São Luís, desnorteando fortemente a campanha de João Castelo, que pretendia prosseguir com o slogan “Agora é Castelo”, mas o viu prejudicado.

Houve reações iradas na cúpula castelista, protesto registrado na Justiça Eleitoral, tentativa de apagar o que fora pintado nos muros. Nada, porém, foi suficiente para mudar o curso da campanha de Edison Lobão, agora turbinada por um slogan de poder avassalador.

O resultado foi que o genial insight do governador João Alberto turbinou a campanha de Edison Lobão, que virou o jogo e venceu a eleição por boa margem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem