Presidente afirma estar tranquila quanto ao processo eleitoral em curso

Afirmação foi feita por Angela Salazar durante reunião do Comitê de Segurança
Portal TRE - “Eu estou realmente esperançosa. Tenho fé de que tudo transcorrerá dentro da normalidade de uma eleição realizada tanto no Maranhão como no Brasil. Nós devemos agir de forma natural, serena, mas com firmeza e para isso eu conto com a colaboração de cada um dos senhores das instituições democráticas aqui representadas”.

Com esta fala, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Angela Salazar, declarou encerrada a primeira reunião do Comitê de Segurança das Eleições 2022, realizada na manhã desta sexta, 12 de agosto, no auditório do 5º andar do prédio-sede do órgão. Cobertura em vídeo da reunião no perfil @tremaranhao do instagram.

Por sua vez, o corregedor, desembargador José Luiz Almeida, disse que “no processo eleitoral que se avizinha é fundamental que estejamos todos, enquanto instituições de controle, arregimentados, preparados, determinados, a enfrentar essas intercorrências que aparecerão não só com a força do cargo, mas com dignidade e com história de tudo que construímos ao longo da nossa trajetória”.

Já o juiz Cristiano Simas, membro da Corte, ouvidor e presidente da Comissão de Segurança do Regional, registrou que por quase 17 anos em que atuou em jurisdição eleitoral, nunca teve a oportunidade de participar de uma reunião em que todas as autoridades de segurança pública estivessem presentes nesse formato.

“Uma reunião colaborativa com todos os agentes integrantes do sistema de segurança das eleições, que podem se manifestar de forma singela e sem formalidades. Não tenho dúvida de que essa reunião é um reflexo de um acordo e uma comunhão de esforços de cada um de nós dentro de suas áreas de atuação no sentido de garantirmos a segurança e tranquilidade nessas eleições”, resumiu o magistrado.

Após as falas, os representantes dos demais órgãos integrantes tiveram a palavra franqueada para exporem como estão seus planejamentos, a começar pela do próprio TRE-MA, que foi apresentada pelo tenente-coronel Alysson Diniz, chefe da Seção de Segurança Institucional e Inteligência.

Como acontece todos os anos eleitorais, o TRE-MA trabalha em parceria com estes órgãos para mapear dados e trabalhar de forma conjunta e proativa, prevenindo e evitando conflitos.

Fizeram-se presentes os Ministérios Públicos federal e estadual, as polícias federal, militar, civil, rodoviária e corpo de bombeiros, Secretaria de Segurança, 24º Batalhão de Infantaria de Selva, Capitania dos Portos, Agência de Inteligência.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem