Vereador Venâncio do Peixe solicita ambulância para a comunidade de Alto Fogoso e a recuperação da estrada de Centro dos Linos

O vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PDT), é autor de dois requerimentos, que tramitaram e foram aprovados na sessão ordinária de hoje, quarta-feira, dia 15 de junho, e solicitam do prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), disponibilização de uma ambulância para servir a comunidade do povoado Alto Fogoso e a melhoria das condições de infraestrutura da estrada vicinal que liga o povoado Centro dos Linos a sede deste Município, dois importantes povoados da zona rural bacabalense.

Sobre o Requerimento n°206/2022, que solicita a ambulância para servir a comunidade do povoado Alto Fogoso, com a construção de uma garagem na UBS da comunidade, o parlamentar pedetista explica ao prefeito que "existe uma carência muito grande, nesse grande povoado, em relação ao deslocamento de doentes para a sede do nosso município, seja para atendimento de emergência ou simplesmente para tratamento e exames. A comunidade se encontra na zona rural do município e esse deslocamento é sempre muito difícil. Na maioria das vezes os pacientes contam apenas com a ajuda de políticos locais ou amigos na hora de um socorro. Faz-se necessário a ação do Executivo Municipal no sentido de disponibilizar uma ambulância e a colocar a disposição da população.

Sobre o Requerimento nº 208/2022, que solicita a melhoria das condições de infraestrutura da estrada vicinal que liga o povoado Centro dos Linos a sede deste município, explica que "As estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado".

Acrescenta que "trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final".

Conclui frisando que "o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições da estrada, em razão do forte período chuvoso"!.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem