Prefeitura de Bacabal realiza a XI Conferência de Saúde

Assecom Bacabal, Wanderson Ricardo e Jhonson AlencarA 11ª Conferência de Saúde do Município de Bacabal foi realizada ontem, 09 de junho de 2022, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e, pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Com o tema “O SUS na pandemia e pós pandemia: Os desafios da atenção primária em saúde no enfrentamento da Covi-19 e pós-pandemia na vida da população”, profissionais da saúde, estudantes, representantes da sociedade civil organizada e dos poderes executivo e legislativo debateram temas que foram divididos nos  eixos Fortalecimento da atenção primária, Fortalecimento da atenção especializada e Fortalecimento da vigilância em saúde.

“O conselho tem esse papel de organizar a sociedade, para discutir as suas ações. Ações que são executadas pela Secretaria Municipal de Saúde para população. E, nós enquanto Conselho, temos essa função de coordenar e fiscalizar para que esses serviços cheguem a contento”, disse Kleidylan Bezerra, presidente do CMS.

O vereador Alberto Sobrinho, vice-presidente da câmara de Bacabal, representou o poder legislativo. Para ele são as ações do Conselho Municipal de Saúde que favorecem o fortalecimento do SUS e, é na conferência de saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes.

Já o superintendente de atenção à saúde, Luciano Martins, destacou o papel decisivo de enfermeiros e técnicos em enfermagem durante o período pandêmico e a importância do Sistema único de Saúde na vida da população brasileira.



Michael Jackson, que é o gestor da regional de saúde em Bacabal, também esteve presente na conferência. Ele disse que 'é um diálogo, é uma discussão necessária. E onde nós queremos chegar? O que nós passamos nesse contexto pandêmico? Isso tudo tem que ser avaliado e a conferência é esse espaço democrático, que faz com que a gente faça essas perguntas e encontre respostas”.

O secretário municipal de saúde, James Soares, representou o prefeito Edvan Brandão no evento. Ele lembrou das lutas enfrentadas no combate à pandemia e do papel decisivo do prefeito Edvan Brandão.

“Foi um momento difícil pra todo mundo o combate ao Coronavírus. Por isso, são muitos os aspectos que precisam ser avaliados, debatidos sobre o que enfrentamos, como estamos lidando no momento e ainda o que virá depois. Destaco aqui que em Bacabal tivemos o apoio do prefeito Edvan Brandão, que foi um gestor que esteve sempre conosco, nos ajudando nessa guerra. Portanto, hoje, junto com a sociedade e os munícipes estamos elaborando propostas que visam o melhoramento e fortalecimento SUS”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem