Justiça Eleitoral do MA promoverá evento sobre ética e integridade nas organizações

TRE realizará evento como parte da Rede de Controle da Gestão Pública
Portal TRE - A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Angela Maria Moraes Salazar, convidará os membros da Rede de Controle da Gestão Pública para participarem no dia 22 de junho, às 15h, de evento online acerca da ética e da integridade nas organizações, cujo convite será enviado em breve.

O acerto para realização do evento foi feito na tarde desta quinta, 2 de junho, entre a magistrada e o auditor Alexandre Walraven, Secretário do Tribunal de Contas da União no MA, que estavam acompanhados ainda do diretor-geral do TRE, Hebert Leite, da coordenadora Karla Abdala (Gestão Estratégica e Modernização) e do auditor Leandro Fonseca (TCU).

Serão convidados os entes federais, estaduais e municipais do MA que participam do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção - PNPC que, atualmente, entrou na fase de implementação do “Roteiro de Atuação” por cada participante, na qual a elaboração de um Código de Ética e um Plano de Integridade são fundamentais.

Ainda durante a conversa sobre o evento, a desembargadora conheceu como funciona a Rede de Controle assistindo a vídeo institucional, que foi produzido pela comunicação do Eleitoral a pedido da Rede. Em seguida, a presidente confirmou a permanente participação do Regional nas ações da Rede, que são coordenadas executivamente pelo TCU.

O dirigente do TCU explanou também acerca de projeto de retomada das audiências públicas de cidadania e controle social em municípios-polos do interior do estado, conjugando palestras para conselheiros municipais e população, buscando formar “auditores sociais”, que são cidadãos preparados para auxiliar na fiscalização da aplicação de recursos públicos nas cidades onde residem.

Em complemento, a ideia é disponibilizar rol de treinamentos online que objetivem fornecer conhecimentos básicos de cidadania e políticas públicas a esses “auditores sociais”, possibilitando-os empoderamento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem