Desembargadora Ângela Salazar recebe homenagem no Senado

A desembargadora maranhense Angela Salazar recebeu nesta quarta-feira, 23 de março, no Senado Federal, o Diploma Bertha Lutz, honraria dedicada a cidadãs que tenham contribuído para a defesa dos direitos da mulher e para as questões do gênero no Brasil. O diploma foi concedido pela última vez em 2019.

Angela Salazar é graduada em Serviço Social e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Foi delegada e promotora de Justiça do Ministério Público do Maranhão. Ingressou na Magistratura em 1986, tendo atuado em diversas comarcas e na vara da Infância e da Juventude de São Luís. Em 2005, implantou a 11ª Vara Criminal de São Luís, com competência para processar e julgar crimes contra crianças e adolescentes. Atuou também na Vara de Família e foi coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Maranhão. Chegou ao cargo desembargadora por merecimento em 2013.

Além da desembargadora, estavam presentes na cerimônia o marido de Angela Salazar, Carlos Santana, que é procurador do Estado do Maranhão, o desembargador Jorge Rachid, as juízas eleitorais Ana Graziella e Camilla Ewerton Ramos, o advogado e ex-juiz eleitoral Daniel Leite, os deputados federais Aluízio Mendes e João Marcelo, o deputado estadual Roberto .

Bertha Lutz
Reconhecimento dedicado a pessoas que tenham contribuído para a defesa dos direitos da mulher e para as questões do gênero no Brasil, o Diploma Bertha Lutz completa 20 anos em 2022. Depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia de covid-19, a honraria voltou a ser entregue pelo Senado.

O nome do prêmio homenageia a bióloga Bertha Lutz (1894-1976), uma das figuras centrais do movimento sufragista brasileiro. A cientista da primeira metade do século 20 que empresta seu nome à premiação do Senado abraçou a luta pela emancipação das mulheres na academia, na política, na educação, na cultura e em outras áreas. Com informações do Blog do Caio Hostílio, Metendo o bedelho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem