MPMA participa de mais uma etapa do TransformAgora em Bacabal.

Portal do MPMA  - Membros do Ministério Público do Maranhão participaram, na tarde desta segunda-feira, 14, no município de Bacabal, de mais uma etapa do projeto TransformAgora. A iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA), realizada em parceria com o MPMA, Governo do Estado, Controladoria Geral da União (CGU/MA) e Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), tem como objetivo levar aos municípios maranhenses discussões sobre a importância da ética e da integridade no meio empresarial.

Do MPMA, participaram da atividade em Bacabal os promotores de justiça, Nahyma Ribeiro Abas, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, que na ocasião representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau; Marco Aurélio Batista Barros, assessor especial do PGJ e coordenador do projeto Ética e Integridade Empresarial do MPMA; e Thereza Muniz de La Iglesia, chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça.

Também estiveram presentes os promotores de justiça Sandra Soares de Pontes, diretora das Promotorias de Bacabal e titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Bacabal; Lícia Ramos Cavalcante Muniz, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Bacabal; Paulo José Miranda Goulart, da 2ª Promotoria de Justiça de Vitorino Freire; Carla Tatiana Pereira de Jesus, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Bacabal, e Marina Carneiro Lima de Oliveira, da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras.

PROGRAMAÇÃO
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA, Raimundo Coelho; pela promotora de justiça Nahyma Ribeiro Abas; pela secretária-adjunta de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Luzia Resende, e pelo secretário de Fiscalização do TCE/MA, Fábio Alex de Melo.

Nahyma Abas destacou importância de ambientes de negócios éticos

A coordenadora do CAOp da Probidade Administrativa, Nahyma Ribeiro Abas, destacou a importância de tratar de corrupção, de integridade e ética no ambiente de negócios. “Mesmo que tenhamos legislações bastante antigas, na prática a gente percebe o quanto ainda é preciso avançar, o quanto os promotores de justiça que atuam diretamente na defesa do patrimônio público, da probidade, da moralidade precisam de ambientes de negócios mais íntegros, mais éticos para que efetivamente as contratações e as licitações públicas possam ter melhores resultados para a sociedade. O Ministério Público sempre zela por isso, mas nunca vai fazer esse trabalho sozinho”, ressaltou.

Após a abertura, foi iniciada a palestra “Corrupção: o concorrente desleal do mercado. Proteja sua empresa e conquiste melhores oportunidades!”, ministrada pelo professor Gilberto Socoloski Júnior, administrador e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em seguida, foi realizado um painel de discussão do qual participaram o promotor de justiça Marco Aurélio Batista Barros e os demais representantes das instituições parceiras.

Marco Aurélio Barros participou de painel de discussão

Segundo Marco Aurélio Batista Barros, para o Ministério Público do Maranhão, participar do terceiro ciclo do Projeto TransformAgora, com o Sebrae/MA e demais parceiros, é uma oportunidade ímpar de fomentar, no interior do estado, a cultura da ética empresarial. “É uma maneira de expormos e discutirmos, com lideranças políticas e empresariais locais, de diversas cidades, as vantagens e a necessidade, inclusive de mercado, de as empresas maranhenses implantarem seus programas de integridade, indicando, ainda, os meios disponíveis para tal mister, a baixo custo”, destacou.

O terceiro ciclo do TransformAgora prosseguirá com atividades nos municípios de Pinheiro (17), São Luís (18) e Timon (22).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem