Lourival Souza: Em 16 anos governos gastam apenas 19,7% dos 11 bilhões de Fundo para melhorar o trânsito

Lourival Souza, engenheiro - A arrecadação de recursos para o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET) foi regulamentada através do Decreto n. 2.613 de 03 de junho de 1.998. O texto diz que 5% do valor das multas de trânsito aplicadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios seriam destinadas ao fundo. Os recursos chegaram a 11,68 bilhões, mas menos de 20% dele foi aplicado desde 2005.

“A manutenção do nível elevado de mortes nos últimos cinco anos é um sinal claro de que a política nacional de segurança no trânsito precisa de aprimoramento. Esses R$ 11,7 bilhões poderiam ter sido utilizados em campanhas educativas, melhoria da sinalização e outras ações que evitariam mortes. Mas só R$ bilhões foram utilizados em todos esses anos” alerta o diretor-executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista. Fonte: www.uol.com.br

EDUCAÇÃO EM FAIXA DE PEDESTRE: SOS VIDA REALIZOU A 133ª AÇÃO

A SOS VIDA pela paz no trânsito realizou dia 16.02.22 a 133ª ação educativa em faixa de pedestre. O local da ação foi na faixa da Av. Senador Vitorino Freire, em frente as escadarias do CEPRAMA em São Luís. Como de costume foram dadas orientações verbais aos pedestres e ciclistas; e exibidas faixas com o lema da campanha: a vida passa pela faixa de pedestre.

MULHERES E MOTOCICLETAS: A PRÓXIMA PARADA É ROSA
O caderno de Mobilidade do Jornal Estado de S.Paulo de ontem (16), abordou o crescente interesse das mulheres em obter a habilitação para pilotar motocicletas.

A cada ano, aumenta o interesse das mulheres, em todo o Brasil, em obter habilitação para pilotar motocicletas. Nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), onde as aulas ocorrem, é comum que os instrutores utilizem motos menores que facilitem, ao máximo, o processo de aprendizagem para que os candidatos sintam segurança durante o treinamento.

Ao desconstruir estereótipos de gênero, as mulheres, além de pilotar motocicleta de alta cilindrada, participam de eventos e criam grupos para estimular o vínculo social e a condução segura, acompanhando o avanço das novas tecnologias e o lançamento de equipamentos atrativos ao público feminino.

“Mesmo observando crescimento no número de condutoras, o percentual de mulheres envolvidas em sinistros de trânsito, quando comparadas aos homens, é sempre menor, demonstrando que elas pilotam com mais cautela”, explica a observadora certificada. Fonte: www.onsv.org.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Da Composição e da Competência do Sistema Nacional de Trânsito
Art. 7º Compõem o Sistema Nacional de Trânsito os seguintes órgãos e entidades:

I - o Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo;

II - os Conselhos Estaduais de Trânsito - CETRAN e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE, órgãos normativos, consultivos e coordenadores;

III - os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

IV - os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

V - a Polícia Rodoviária Federal;

VI - as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal; e

VII - as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações - JARI.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem