Lourival Souza: Mães dos Estados Unidos formaram uma instituição para combater a condução de veículos por motoristas embriagados

Lourival Souza, engenheiro - A instituição é chamada MADD (Mothers Against Drunk Driving) cuja missão é acabar com a direção de veículos por condutores embriagados e sob efeito de outras drogas, apoiar as vítimas desses crimes violentos e prevenir o consumo de álcool por menores de idade.

Nos Estados Unidos dirigir embriagado ainda é a causa número 1 de morte nas estradas. Lá, em 2019, no trânsito morreram 10.142 pessoas, e anualmente 300 mil ficam feridas.

31% DE ACIDENTES COM FERIDO OCORREM COM MOTORISTA SOB EFEITO DE DROGAS
Pesquisa da Universidade de São Paulo mostra que a droga mais prevalente foi o álcool, consumido por 23% dos entrevistados.

Uma em cada três pessoas que sofrem acidentes com traumas está sob efeito de alguma substância psicoativa. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de São Paulo, que coletou amostras de sangue de pacientes internados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da instituição.

Álcool
O levantamento da USP apontou que 31% dos internados haviam feito uso de pelo menos uma substância psicoativa antes de se acidentar. A droga mais prevalente foi o álcool, consumido por 23% dos entrevistados. A cocaína aparece em segundo lugar, com 12% dos casos; seguido da maconha, consumida por 5% dos pacientes.

Controle
O biomédico Henrique Bombana, que é um dos autores do estudo, conta que os pesquisadores ficaram surpresos com o índice de internados que consumiram cocaína antes de se acidentar.

Para o pesquisador, o álcool aparece em primeiro lugar porque é uma substância legal, socialmente aceita, e culturalmente disseminada no Brasil.

O biomédico ressaltou que o número de acidentes poderia diminuir a partir de um controle mais rígido dessas substâncias — principalmente no trânsito, que responde pela maioria das ocorrências com traumas.

O estudo da Universidade de São Paulo contou com a participação de 376 pacientes com idade média de 36 anos; 80% deles eram homens. Fonte: portaldotransito.com.br

AÇÕES CONTRA O EXCESSO DE VELOCIDADE
O excesso de velocidade é um dos maiores fatores de risco de acidentes.
Para combater os excessos de velocidade, é preciso:
• Definir limites de velocidade adequados.
• Sempre compatibilizar velocidade autorizada e visibilidade.
• Criar um contexto (físico e visual) induzindo velocidades apropriadas.
• Informar os limites de velocidade com uma sinalização apropriada.
• Generalizar a fiscalização eletrônica.
• Aplicar as multas.
• Conscientizar os usuários
Fonte: vias-seguras.com

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
CAPÍTULO V
DO CIDADÃO
Art. 72. Todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.

Art. 73. Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o dever de analisar as solicitações e responder, por escrito, dentro de prazos mínimos, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.

Parágrafo único. As campanhas de trânsito devem esclarecer quais as atribuições dos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito e como proceder a tais solicitações.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem