Vereador e Historiador Professor Markim narra detalhes memoráveis da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Bacabal em culto de celebração pelos 84 anos de fundação.

Com redação de Wanderson Ricardo - A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Bacabal completou 84 anos. E para celebrar a data que remete os anos de crescimento e evangelização na cidade, um culto de ação de graças foi realizado no Templo Central. E coube ao vereador e historiador Marcos Ferreira Silva (Professor Markim) que é membro da congregação, a missão de apresentar um resumo da história da igreja e daqueles que dedicaram-se a nobre missão de anunciar o Reino de Deus.

Leia o texto abaixo:
84 anos da Assembleia de Deus em Bacabal
84 anos se passou, mas a chama pentecostal não se apagou, os primeiros crentes pentecostais que chegaram em terras bacabalenses nas décadas de 1930, sobretudo na zona rural, foram: irmão Firmo Vieira, no povoado Outeiro e a familia Bispo no povoado Vertente. Por sua vez, no ano de 1932 chegava a Bacabal, procedentes de Engenho Central, a irmã Ana Pereira e suas filhas Rosa, Gertrudes e Onesinda Lima, que também se destacaram pelo seu pioneirismo pentecostal no Bairro Juçaral.
Nesse mesmo espaço temporal chegava da cidade de Rosário o irmão João Gregório, um crente batista a qual Jesus Cristo batizou com o Espírito Santo, fazendo-o unir-se às irmãs pentecostais. Em uma visita do missionário João Jonas (o grande apóstolo do sertão, como descreve Pastor Rayfran) consagrou João Gregório a presbítero, mas por causa de uma doença foi impedido de exercer o ministério e acamado, de Vertente manda João Jonas, Cícero Oliveira, apenas membro e auxiliar da Igreja, para dirigir o trabalho em Bacabal; porém sua demora foi curta e logo voltou. João Gregório falece.
Mais precisamente, em julho de 1937, Francisco Assis Gomes, ainda como diácono é ordenado por João Jonas a deixar o povoado de Vertente e destinar-se ao município de Bacabal com a missão de organizar o campo de trabalho, dando assim assistência aos crentes pentecostais que encontravam-se residindo na referida localidade.
Em seus escritos Pastor Francisco Assis relata que o primeiro batismo em águas ocorreu em 03 de julho de 1938. Foram batizados os irmãos Manoel Boaventura Correia, Aldenora Correia, Luiza Oliveira, Eusébio Tavares, Raimunda Tavares, Expediana Viana e Raimunda Viveiros.
O primeiro templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Bacabal iniciado em 1937, foi inaugurado no dia 13 de setembro de 1940. Dois anos após, em1942, foi consagrado o GRUPO QUE VIGIA E ORA que mais tarde recebeu o nome de CÍRCULO DE ORAÇÃO – segundo, relatos do Pastor Boaventura, talvez tenha sido o primeiro no Brasil.
O trabalho foi crescendo mediante o zelo pastoral dos mui dignos pastores:
RAIMUNDO SILVA, cuja administração eclesiástica em Bacabal ocorreu no período de 1943 a 1945. MANOEL ALVES RIBEIRO,o Pr. Nelzinho, como era chamado o Pr. Manoel Alves Ribeiro, trabalhou nesta Igreja durante o período de 1945 a 1948. HILÁRIO PEREIRA DA SILVA, líder cristão, que esteve conosco durante o período de 1948 a 1952.
JOSÉ PIO DA PAZ , o qual recebeu a igreja em março de 1952 e foi na sua administração que iniciou a construção do Templo edificado na Rua Getúlio Vargas, inaugurado no dia 15 de novembro de 1956. ANTONIO ALVES PRADO, cuja contribuição está registrada na memória desta Igreja, durante o período de 1956 a 1960.
RAIMUNDO FERREIRA DE MESQUITA, o qual contribuiu de forma extraordinária no crescimento da obra evangelística em Bacabal no período de 1960 a 1961. MANOEL ALVES RIBEIRO, colaborou conosco novamente no período de 1961 a 1963.
BOAVENTURA PEREIRA SOUSA, este que no dia 30 de agosto de 1963, assumiu a direção da Igreja Assembleia de Deus, em Bacabal. desenvolvendo trabalhos importantes de caráter social através do Instituto Benemérito Evangélico. Pediu para ser jubilado em 1996 e passou o comando para o pastor Francisco Soares Raposo, mas continuou contribuindo e ajudando no trabalho de divulgação do Reino de Deus na cidade de Bacabal e região. Foi um grande conselheiro e auxiliar do pastor Francisco Raposo. Nos deixou aos noventa anos de idade no dia 11 de junho de 2017.
Desde 1996 somos agraciados com a administração do PASTOR FRANCISCO SOARES RAPOSO FILHO,um homem de Deus com uma grande visão espiritual voltado para a excelência no ensino da palavra, com muitos filhos ministeriais. Ao longo desses anos a Igreja em Bacabal tem atuado em múltiplas ações de evangelização, missões , projetos sociais, educacionais e culturais.
A evangelização é a grande marca da igreja Assembleia de Deus em Bacabal, igreja essa fruto do movimento pentecostal que do exterior veio ao Pará, atingindo o Maranhão, expandindo-se em Bacabal e vidas vem a transformar, e com autoridade podemos dizer que as portas do inferno, nunca irão prevalecer contra o povo de DEUS.
Parabéns Assembleia de Deus em Bacabal, pelos seus 84 anos anunciando que Jesus: salva,cura e batiza com o Espírito Santo.
Professor Markim (HISTORIADOR)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem