Lourival Souza: Evento da SOS Vida e parceiros clamará pela paz no trânsito e terá benção dos veículos.



Lourival Souza, engenheiro - A SOS VIDA e vários parceiros celebração pelo décimo primeiro ano consecutivo (desde 2011) o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO (em inglês, WDR-World Day Remembrance), que ocorrerá dia 21.11.21(domingo) das 7h30 às 10h30, na Av. Litorânea, em São Luís.
Este dia foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995 em razão da violência no trânsito ser uma pandemia no mundo inteiro, que mata mais do que as guerras.
A programação do evento consta: execução do hino nacional e hasteamento da bandeira brasileira, orações iniciais feita por um padre e um pastor; soltura de balões brancos, simbologia dos mortos no trânsito com exposição de cruzes; BÊNÇÃO DOS VEÍCULOS, carreata, motociata, exposição de carros avariados, exposição de muitas faixas relativas a violência no trânsito etc.
A manifestação começa ao lado da praça das estátuas dos pescadores na praia de São Marcos e depois se desloca até a praça de alimentação no Calhau.
A organização do evento convida você leitor a participar deste movimento em favor da vida.

A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA REDE DE ENSINO
Abordar educação para o trânsito no planejamento pedagógico do ensino é uma ação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina, no Art. 76 do capítulo VI, a discussão da temática na pré-escola, ensino fundamental, médio e superior. Entre outros tópicos, o texto estabelece a adoção de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito e a capacitação de educadores.
O Portal do Trânsito conversou com a pedagoga mestre em Educação e especialista em psicologia do trânsito, Beatriz Rocha Araujo, para entender como abordar o tema dentro de sala de aula e qual o atual cenário e expectativas em relação à inclusão dessas discussões nas escolas brasileiras.
Dificuldades
Segundo a especialista, uma das principais carências na abordagem é a falta de estabilidade na rotina pedagógica. “Ele [o trânsito] é trabalhado esporadicamente e não de uma forma contínua e nem sistematizada. Isso deveria ocorrer por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação da União, dos Estados e do distrito federal, bem como dos municípios”, aponta a educadora.
Ainda segundo ela, a própria legislação de trânsito, apesar de mencionar a educação para o trânsito, não explicita como isso deve ser colocado em prática.
“Tem a previsão de se trabalhar o trânsito na rede de ensino, porém isso não está especificado de que forma vai acontecer”.
E esse cenário acaba influenciando em diversos fatores, como a própria falta de capacitação dos educadores dentro da sala de aula. “O professor tem muito conhecimento. Eu não sei, porém, se ele está preparado para isso, até porque a formação dele, não envolve essas questões. Existe um grande caminho para aconteça essa implementação, a forma como hoje está sendo tratado nas escolas é ideal? Acredito que não, mas no momento é o que temos”, diz.

Fases da vida escolar
A pedagoga também afirma que é necessário adaptar a abordagem de acordo com alguns aspectos presentes e específicos de cada turma. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei n° 9.503/97)
Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída: (Vide ADC 35)
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

MORTOS NO TRÂNSITO NO MARANHÃO
De janeiro a outubro de 2021 já morreram no trânsito no Maranhão 889 pessoas das quais 428 motociclistas. É uma tragédia. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a Coluna SOS Vida na versão impressa do jornal O Imparcial.
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem