Prefeito Edvan Brandão preside reunião pública que anuncia ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos


Assecom Bacabal, com redação e fotos de Wanderson Ricardo - Aconteceu na manhã de hoje, 29 de outubro, no auditório do Centro de Convivência Social Menos pra Ferro do Lago (CCS), a cerimônia de anúncio da nova proposta de ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. O evento contou com a presença do prefeito Edvan Brandão, da secretária de assistência social Ivaneide Brandão, da vice-prefeita Graciete Trabulsi, do deputado federal João Marcelo (MDB), da coordenadora nacional do PAA Mariana Carvalho,  da coordenadora municipal do PAA Maria da Conceição Souza, representantes de entidades e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bacabal, além dos vereadores Venâncio do Peixe, Serafim Reis, Valdivan da Bela Vista, Fernando da Lusiana, Alberto Sobrinho, Professor Markim, Dedê da Tresidela e, o do presidente da câmara Manuel da Concórdia.
O PAA é uma ferramenta de política pública que visa garantir o acesso de famílias, principalmente aquelas enquadradas na faixa de extrema pobreza, a uma segurança alimentar e nutricional e a geração de renda. Em Bacabal, dentre as entidades beneficiadas pelo PPA estão a Asdebal e a APAE, os Centros de Referência da Assistência Social, o Centro Pop, Movimento Ninho, Instituto Benemérito Projeto Madre Rosa e Projeto Vamos.
O vereador Venâncio do Peixe destacou a importância da ação, que foi encabeçada por ele e obteve total apoio da câmara e da gestão municipal. “Hoje nós estamos aqui vendo o resultado da busca que fizemos do apoio dela, da Mariana, em prol de conseguirmos mais recursos para o PAA. Esse programa já existe, mas que era preciso mais investimento do governo federal e, a Mariana nos recebeu em Brasília e hoje está trazendo as boas notícias para os nossos produtores”, revelou.
"Eu amei saber que o programa vai aumentar para 12 mil por agricultor e isso é muito importante, incentiva a gente a produzir muito mais, e mais entidades também serão beneficiadas”, declarou a agricultora Maria Sirlene.
O deputado João Marcelo destacou sua contribuição para a continuidade do programa em Bacabal. “Eu também fui responsável pela ampliação, em 2019, e agora com a representante do Ministério da Cidadania, Dra. Mariana e, claro, o nosso prefeito Edvan Brandão que bate nessa tecla, que vai atrás do recurso, que procura e o vereador, também, Venâncio que correu muito atrás disso”.
A secretária de assistência social, Ivaneide Brandão, também pontuou sobre a importância do programa. “Eu como secretária me sinto honrada e feliz por poder estar à frente desta pasta e contribuir com todo povo de Bacabal. Sabemos da importância desse programa para os nossos produtores e nosso objetivo é de fazer mais e mais ações que resultam em uma maior produção e em mais entidades alcançadas com os alimentos”.
Davi Brandão, secretário municipal de administração, frisou as ações contínuas da gestão do prefeito Edvan Brandão em prol do homem do campo. “O prefeito Edvan Brandão ajuda na semente, ajuda no arado, ajuda no plantio e ajuda na colheita. Então em todas estas etapas nós fazemos parte e fazemos com orgulho junto com o agricultor. Essa ampliação do PAA só vem realmente garantir mais ainda o trabalho destas famílias e a destinação certa dos produtos adquiridos”.
Em seu pronunciamento a coordenadora Nacional do PAA, Mariana Carvalho, anunciou a nova proposta de programa que começa a valer a partir de 2022. “Hoje nós temos mais de 30 produtores que estão cadastrados nessa proposta e temos uma previsão de inclusão de mais produtores em breve. E o valor que o agricultor recebe é de 6.500,00 reais. Tendo em vista que, ano que vem, nós já estamos trabalhando numa reformulação que o valor será 12 mil reais, que já é uma grande novidade aí do agricultor que está participando do PAA”.
Já o prefeito Edvan Brandão ratificou o compromisso de continuar realizando ações para fomentar a agricultura familiar. “É nosso objetivo buscar, apoiar e dar condições para os nossos agricultores que estão na luta dia a dia na zona rural. Juntos com os nossos produtores conversamos sobre a nova proposta de ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos em nossa cidade. Tive a satisfação também de receber a Coordenadora Nacional do programa, Mariana Carvalho. Fico feliz por essa conquista e agradeço o apoio que temos do vereador Venâncio do Peixe, da nossa secretária de assistência social Ivaneide Brandão e do deputado federal João Marcelo”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem