Por iniciativa do vereador Valdivan da Bela Vista, Joãozinho dos Parafusos agora é nome de rua em Bacabal.


Com redação de Abel Carvalho e foto de Wanderson Ricardo - A câmara municipal de Bacabal aprovou, em sua última sessão ordinária, o Projeto de Lei n° 1467/2021, de iniciativa do vereador Valdivan da Bela Vista (PDT), que denomina como Rua João Francisco de Sousa Filho (Joãozinho dos Parafusos), a via urbana recentemente aberta pela prefeitura municipal de Bacabal entre as ruas Artur Azevedo e 14, no bairro Jardim Valéria. O projeto foi aprovado em votação unanime e com o pedido de dispensa e quebra dos interstícios da Lei feito pelo vereador presidente Manuel da Concórdia.

Quem é
O vereador Valdivan da Bela Vista explicou, ao justificar a sua matéria, que João Francisco de Sousa Filho chegou a Bacabal, segundo relata seu filho, o ex-vereador Fernando Sousa, no longínquo ano de 1945, do século passado, oriundo de sua terra natal, Araioses do Maranhão. Chegou aqui na companhia do conhecidíssimo Padre Carvalho, na missão de como jovem carpinteiro fazer parte do operariado a serviço da construção do teto da Igreja de Santa Teresinha. Além do teto, também elaborou as antigas portas de madeira da referida Igreja. Tendo se firmado na arte da carpintaria, também construiu o teto do Mercado Central e da antiga Cadeia Pública de Bacabal.
Em 1946 casou-se com a senhora Antônia Ferreira Sousa e, de cuja união teve uma prole de 07 filhos: Francisco Carlos Ferreira Sousa; Fernando Ferreira Sousa; Haroldo Ferreira Sousa; Maria Elza Sousa dos Santos; Maria Cristina Sousa Lacerda; Márcia Regina Sousa Lima; Miriam Ferreira Sousa.
No decorrer da sua trajetória em Bacabal dedicou-se ao ramo comercial, tendo fundado e operacionalizado a tradicional Casa dos Parafusos, sendo no ramo um dos pioneiros a desbravar a arte comercial.
Além de comerciante foi membro fundador da Loja Maçônica Rodrigues Neves III e do Clube Recreativo Icaraí. Seu local de lazer favorito era o sítio localizado entre as ruas Osvaldo Cruz e Artur Azevedo.
O grande legado do Sr. Joãozinho dos Parafusos – como era conhecido, segundo revela seu filho, o ex-vereador Fernando Sousa, foi ter deixado uma nobre família e seus filhos educados nos cursos superiores: 02 filhos médicos; 01 engenheiro; 01 odontóloga; 02 enfermeiras; 01 assistente social.
A família Ferreira Sousa agradece a inserção do nome do Sr. João Francisco de Sousa Filho a integrar o patrimônio público de Bacabal. Joãozinho cumpriu sua missão aqui na terra e nos deixou muita saudade em 14 de março de 2011. João Francisco de Sousa Filho aqui deixou a sua marca.
A essa emocionada declaração do ex-vereador Fernando Sousa, frisou Valdivan, é necessário destacar que, a doação da área na qual foi aberta essa via pública, foi feita pela filha de Joãozinho dos Parafusos, Márcia Regina Sousa Lima e por seu esposo, advogado Gilson Arêa Leão Lima, hoje proprietários do local que o vereador Fernando Sousa revelou aqui ser o espaço de lazer preferido por seu pai, o que, por si só, já justificaria a homenagem em voga.
Por outro lado, concluiu a justificativa, vale ressaltar o extremo benefício que a abertura da via trará aos transeuntes da área, permitindo um melhor e mais eficiente escoamento do movimento de pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e condutores de veículos de tração animal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem