Vereador Professor Markim requer a construção de um Memorial Quilombola no povoado Piratininga e a recuperação asfáltica da Rua São Joaquim, no bairro Areal.

 

Com redação e fotos de Wanderson Ricardo - O vereador Professor Markim (PSC) teve aprovado dois requerimentos durante os trabalhos da sessão ordinária da Câmara de Bacabal ontem, 23, quarta-feira. O requerimento nº 199/2021 versa sobre a instituição, com a construção de estrutura física própria, do Memorial Quilombola Piratininga, no povoado Piratininga.
Apropriando-se do conhecimento acadêmico da área de história, o parlamentar fez um apanhado do contexto memorável da comunidade quilombola para justificar sua propositura. Ele disse: “O povoado de Piratininga fica localizado às margens da BR 316, no sentido Bacabal-Teresina, aproximadamente a 18 Km de cidade de Bacabal. A existência do povoado é de mais ou menos 350 anos, segundo o levantamento feito entre os moradores do povoado, hoje a população do povoado constituído de 221 famílias possui uma população de 1.547 habitantes. A maioria de seus habitantes são de cor negra descendentes de antigos Quilombolas que se formaram nesta região, compreendendo as áreas denominadas Capilochas, Pindoval, Marmorana, Santa Maria, Guaraciaba, Santo Antonio, Corta Frango e Barreirinha”, revela.
“Os moradores do povoado de Piratininga são trabalhadores (as) rurais que vivem em situação de pobreza e sofrem com a falta de políticas públicas que possa amenizar a realidade local. Esperam que seus direitos sejam respeitados, para resgatar os valores e lembranças de seus antepassados e ancestrais que sofreram com a perseguição feita pelos latifundiários e escravagistas”, argumenta.
No texto é apresentado ainda detalhes do aspecto da formação da comunidade e os processos de lutas pelas terras e desapropriações. Tudo isso, para fundamentar em fatos históricos a necessidade de se manter viva a memória daquele povo e os valores culturais do povoado com a criação do Memorial.
Já no requerimento nº 200/2021 o parlamentar solicita a melhoria urbana, com a imediata revitalização asfáltica, da Rua São Joaquim, no bairro Areal. Professor Markim explica que o pedido é fruto de solicitação direta dos moradores da rua São Joaquim que enfrentam inúmeros transtornos com a falta de asfalto, e, o trabalho de reestruturação da via mudaria, especialmente no período chuvoso, a situação das enxurradas, quando as águas quase invadem as residências, deixando um rastro de lama e destruição.
“A melhoria da estrutura de suas ruas proporcionará maior conforto e segurança para todos, pois há uma grande quantidade de buracos e a vias estão quase intransitáveis,” disse o vereador Professor Markim.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem