Prefeitura de Bacabal revitaliza a escola José Maia Filho e entrega o Memorial Quilombola Maria Balbina em São Sebastião dos Pretos

Assecom Bacabal, com redação de Wanderson Ricardo e fotos de Jhonson Alencar - A prefeitura de Bacabal, por meio da secretaria municipal de educação (Semed), reinaugurou, na manhã desta terça-feira, 08, a escola do povoado São Sebastião dos Pretos, denominada, a partir de hoje, de Unidade Educacional José Maia Filho e, entregou para a comunidade o Memorial Quilombola Maria Balbina.
O prefeito Edvan Brandão estava presente na solenidade, acompanhado pela primeira-dama, Ivaneide Brandão; vice-prefeita, Graciete Trabulsi; secretário de administração, Davi Brandão e pela secretária de educação, Rosilda Alves, além do presidente da Câmara Manuel da Concórdia, vereadores e correligionários políticos.
A escola, que foi fundada em 1992, estava há décadas sem passar por uma reforma estrutural completa. Já o memorial, construído pela atual administração, é umm local para reflexão sobre a história do negro nos tempos da escravidão e, nos tempos de liberdade, também. Um espaço para se preservar os registros dessa gente tão lutadora, que muito contribui com o progresso de Bacabal.
“Só temos a agradecer ao nosso prefeito por essa obra, uma reconstrução, uma escola digna, para os nossos alunos, que há muito tempo vinham almejando e agora o nosso prefeito veio com a escola e um memorial, que é um registro da nossa história”, disse a gestora da escola, professora Maria Isabel Cutrim Sousa.
A secretária municipal de educação expressou sua alegria pela entrega das obras. “Hoje nós estamos muito felizes, muito agradecidos a Deus por entregar essas duas importantes obras aqui na comunidade quilombola de São Sebastião dos Pretos. Então, estamos entregando uma escola completamente nova, ampliada e um memorial que era um grande anseio desta comunidade para que fosse possível guardar suas relíquias”.
Esta escola recebeu o nome do primeiro líder comunitário do povoado, José Maia Filho, foi um bravo lutador por melhores dias e por conquistas como a titulação da terra, a construção de uma escola e a instalação da energia elétrica.
O vereador Serafim Reis, autor do Projeto de Lei que deu a nova denominação da escola disse que “então eu estou feliz porque a minha felicidade é ver a comunidade bem. Nesse momento eu quero agradecer a obra aqui realizada nesta grande comunidade humilde, trabalhadores, produtores que merecem todo o respeito nosso enquanto políticos”.
Já o secretário de administração, Davi Brandão, afirmou que  “nosso sentimento é de gratidão pelo empenho do nosso prefeito Edvan Brandão. Hoje, aqui, ouvimos que o prefeito foi intitulado como o prefeito que realiza sonhos. E isso nos enche de orgulho. Essa escola foi reconstruída, foi entregue o memorial, e tudo isso mostra a importância da nossa educação e da nossa cultura também”.
Para o prefeito Edvan Brandão, as obras revelam seu compromisso de garantir melhorias nos povoados da zona rural de Bacabal.
“Eu tenho a maior felicidade em estar realizando o sonho desta comunidade. Tenho enfrentado com determinação os desafios de ser gestor, não somente da sede, mas sim, com o compromisso de atender os moradores da zona rural. Hoje, pode-se dizer que não é uma reforma, é uma nova construção. Fizemos um trabalho aqui que os moradores nos pediram. Essa escola é um presente para toda comunidade do São Sebastião dos Pretos. Esse memorial é um marco na história desse povoado e, que nós também fizemos com muito carinho”, destacou o prefeito de Bacabal Edvan Brandão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem