Prefeito de Bacabal envia mensagem na reabertura dos trabalhos legislativos

Assecom Bacabal - Uma sessão solene nesta quarta-feira, 17, marcou a abertura dos trabalhos legislativos de 2021 na Câmara Municipal de Bacabal. O prefeito Edvan Brandão enviou a mensagem do Executivo que foi lida pela Procuradora Geral do Município, advogada Anna Cibelle Albuquerque Braz.
A sessão solene ocorreu de forma presencial no plenário da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Manoel da Concórdia. A mensagem do prefeito Edvan Brandão foi pautada na conclamação pela união entre os poderes e o diálogo permanente.

Trabalho e diálogo
Na mensagem, o prefeito Edvan Brandão firmou de forma clara a importância que dá para o binômio trabalho e diálogo. O prefeito que foi já foi vereador, deixou bem claro a importância que dá para o parlamento municipal na execução dos projetos administrativos: “Temos muitos projetos administrativos para implementar em favor do nosso povo. Em nenhum deles podemos prescindir da valorosa cooperação desta Câmara, composta por homens e mulheres escolhidos pelo povo para representá-lo”.

Pandemia do Covid -19
A mensagem parte do ponto de que 2020 foi um ano atípico. O Governo Municipal tomou medidas restritivas, inclusive de fechamento total do comércio e bloqueio de tráfego em algumas ruas. Sobre o isso o prefeito Edvan Brandão diz na mensagem que “Não hesitei um momento sequer em determinar o máximo de controle sanitário e medidas para o atendimento do nosso povo. Assinei decretos com medidas restritivas, tomei decisões que desagradaram alguns segmentos, mas não os fiz sem que estivesse amparado na orientação dos especialistas em saúde”.
Edvan Brandão diz ainda que se for necessário adotará novamente medidas duras de controle da disseminação da pandemia de Covid-19. O prefeito expressou a sua consternação pela morte de tantas pessoas em consequência da Pandemia e pelo sofrimento de milhares de famílias.

Balanço das atividades
Na mensagem enviada à Câmara, além do asfaltamento de dezenas de ruas da cidade, em vários bairros, Edvan Brandão destacou pontos de realização em várias áreas do seu governo.Na Saúde, falou sobre ter conseguido fazer a reforma de 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mesmo num ano de muitas restrições. O abastecimento de água na cidade teve sua oferta aumentada com as ações desenvolvidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Na Educação, diz a mensagem, que além do atendimento aos alunos através de aulas remotas, também foram reformadas escolas na sede e zona rural do Município.
Dois parágrafos foram dedicados à Assistência Social, enfatizando a atenção voltada para as pessoas que vivem em situação de pobreza e que são inscritas no Programa Bolsa Família. O repasse do benefício é feito pelo Governo Federal, mas cabe ao Município zelar pela atualização dos cadastros para que o benefício não seja bloqueado, suspenso ou cancelado. A preocupação quanto a gestão das condicionalidades e o acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social, mostrou bom resultado. O acompanhamento na Educação e na Saúde é superior ao acompanhamento nacional.

Leia a íntegra da mensagem

MENSAGEM À CÂMARA MUNICIPAL

Senhoras e Senhores,
Agradeço a Deus por estarmos vivos e, neste dia, estar dirigindo essa mensagem às senhoras e aos senhores que iniciam a sessão legislativa do ano de 2021.
Como prefeito de Bacabal, legitimamente eleito por 55 por cento dos eleitores, cumprimento os 17 parlamentares. Aos vereadores que estão aqui trazidos pela reeleição e àqueles que compõem a Câmara pela primeira vez, trago inicialmente a conclamação para que trabalhemos juntos em favor do povo do nosso Município.
Cada dia do meu mandato é pautado pelo trabalho e diálogo em busca do bem-estar do povo bacabalense. Foi assim no mandato interino em 2018 e no primeiro mandato de dois anos delegado pelo povo bacabalense. Em novembro de 2020, o reconhecimento desse binômio ‘trabalho e diálogo’ foi aprovado pelo povo do nosso município quando os eleitores me deram a oportunidade de ser prefeito em um segundo mandato.
Vivemos um ano difícil. Nesse contexto imperou a nossa fé, como a fé de Samuel quando ergueu o monumento ao qual batizou de ‘Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor!’.
No tempo do profeta Samuel os filisteus venceram o povo de Deus numa batalha, mataram 30 mil israelitas e levaram a Arca da Aliança no povoado chamado Ebenézer. O povo de Israel ficou desolado. Depois disso o povo seguiu as instruções de Deus e rejeitou os deuses que adorava. Com o fim da idolatria, Deus confundiu os guerreiros filisteus e proporcionou a vitória para o povo de Israel.
Embora a vitória tenha acontecido no povoado de Mizpá, Samuel optou por homenagear Ebenézer, o povoado onde houve a derrota. Ali ele ergueu um memorial com um nome: Ebénezer e, um significado: até aqui nos ajudou o Senhor.
Isso significa muito para a nossa vida, porque nos ensinou a confiar em Deus justamente na derrota, nos momentos difíceis e nos leva a entender que a expressão ‘até aqui nos ajudou o Senhor’ quer dizer que não houve um fim, indica que Deus esteve conosco até hoje e estará amanhã.
Ebenézer significa pedra de ajuda, era um símbolo. A nossa pedra de ajuda é Deus, isto é real.
O ano de 2020 foi um ano totalmente diferente de todos aqueles que todos nós já tínhamos vivido em nossas vidas. Mesmo assim, com a ajuda de Deus, conseguimos realizar o projeto de melhoria das condições de vida do povo bacabalense. Para que isso fosse possível, contamos sempre com o bom senso e sensibilidade dos homens e mulheres que compõem a Câmara Municipal.
E avançamos muito. O projeto de asfaltamento das ruas de Bacabal foi um dos maiores já vistos em nosso município. Conseguimos asfaltar cerca de 200 quilômetros de vias públicas. Alguns locais onde os moradores nunca tinham visto esse benefício, conseguimos asfaltar, melhorando as condições de trafegabilidade, isso valorizou seus imóveis, além de devolver a dignidade de cidadãos para esse povo.
Num momento tão crítico provocado pela existência do cenário de pandemia da Covid-19, uma das nossas maiores preocupações foi com a pobreza. Dessa forma, a equipe da secretaria de Assistência Social trabalhou com afinco para manter atualizado o Cadastro Único e principalmente o cadastro dos beneficiários do Bolsa Família. Hoje temos no Município 22.449 famílias no Cadastro único. Dessas, 12.994 recebem o Bolsa Família. Outra preocupação constante é quanto a gestão das condicionalidades e o acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social.
Se as famílias que recebem o Bolsa Família descumprem as condicionalidades podem sofrer efeitos gradativos, que variam desde uma advertência, passando pelo bloqueio e suspensão do benefício podendo chegar ao cancelamento. O acompanhamento atento da secretaria de Assistência Social é de suma importância para que isso não aconteça. E temos o orgulho em dizer que a cobertura de acompanhamento na educação é de 94,01 por cento. Superior ao acompanhamento nacional. E na saúde, enquanto o acompanhamento nacional é de 79,11%, em Bacabal nós estamos bem acima, com o acompanhamento em 92,99 por cento.
Caros parlamentares, através do Saae, aumentamos a oferta de água para o nosso povo. A população da sede e da zona rural foi beneficiada com intervenções na: Vila da Paz, bairro Santa Clara, Cohab, bairro Santos Dumont, Alto Bandeirante, Pau D’ Arco, São Paulo Apóstolo, dentre outros.
Para incrementar a nossa rede de atendimento em saúde, entregamos 4 Unidades Básicas de Saúde totalmente reformadas nos bairros Esperança, Areia, Santos Dumont e Areal. Outras quatro UBS estão em reforma, contemplado as comunidades do Satuba, Juçaral, Boa Vista da Taba e Bom Princípio. Em construção, temos duas UBS nos povoados de Piratininga e Alto Alegre do Acelino.
A Pandemia que se abateu sobre a humanidade, trouxe para todos os administradores o desafio de serem criativos em alguns momentos, ágeis, solidários e determinados sempre. Desde o início da terrível onda de contaminação do vírus da covid-19, não hesitei um momento sequer em determinar o máximo de controle sanitário e medidas para o atendimento do nosso povo. Assinei decretos com medidas restritivas, tomei decisões que desagradaram alguns segmentos, mas não os fiz sem que estivesse amparado na orientação dos especialistas em saúde. Enfatizo que continuo com a mesma determinação de adotar sempre as medidas que forem necessárias para preservar a vida do nosso povo.
Com a chegada da vacina, montamos um plano ambicioso para imunizar as pessoas que residem em nosso Município. A informação a respeito de todo o processo tem sido o nosso principal aliado para que a população entenda o compromisso da Administração Pública com a saúde do povo bacabalense.
Ao encerrar este tópico, deixo registrado o meu pesar pela morte de tantos brasileiros. A cada notícia que recebo da morte de um bacabalense, a tristeza se abate sobre o meu ser. Mas temos que nos confortar em Deus. Envio a todas as famílias que sofreram e sofrem perdas de parentes por conta dessa pandemia a minha solidariedade.
Senhoras e senhores vereadores, estamos começando um novo ano. Rogo a Deus para que seja bem melhor do que aquele que findou. Temos muitos projetos administrativos para implementar em favor do nosso povo. Em nenhum deles podemos prescindir da valorosa cooperação desta Câmara, composta por homens e mulheres escolhidos pelo povo para representá-lo.
Da minha parte, tenham a certeza de que continuarei trabalhando dia e noite para que possamos corresponder a tão valiosa delegação de confiança outorgada pelo nosso povo, sempre observando os princípios constitucionais e primando pela determinação de trabalho e diálogo com todos os segmentos da sociedade bacabalense.
Nobres vereadores, os senhores e senhoras reiniciam hoje mais uma etapa na missão de trabalhar por este Município. Oro para que Deus abençoe a todos, dotando-os da sabedoria necessária para o desempenho de tão honrosa missão.
Muito obrigado!

EDVAN BRANDÃO DE FARIAS
Prefeito Municipal de Bacabal

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem